Academia: mantenha a motivação do ano novo por doze meses

Veja nossas dicas para que a inscrição na academia não seja só uma empolgação de janeiro que acaba em fevereiro!

O ano começou e você está decidido a cumprir aquela meta antiga de se inscrever na academia e ter um 2019 sem sedentarismo. Ficou fácil se motivar quando pensou no mês de janeiro como o início de um novo ciclo. Mais simples ainda depois de se lembrar que cometeu vários exageros nas festas de fim de ano, seja na alimentação ou bebidas alcoólicas e, agora, precisa se redimir. Pronto: depois de pensar nisso, fez a inscrição. Agora, você precisa garantir que ficará motivado pelos próximos doze meses. Como? Não é difícil, veja as nossas dicas.

1- Conheça seu corpo

Descubra qual é o melhor horário para você malhar diante do seu cronograma diário e da forma como seu corpo responde aos treinos. Também entenda como sua alimentação impacta no seu esforço antes e depois das atividades físicas. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas – além de não ultrapassar os limites indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) perceba como o seu corpo reage à malhação depois das doses da noite anterior. Vale anotar sua percepção sobre a performance com os detalhes da sua rotina no dia – assim, depois de um tempo será possível entender o impacto das bebidas alcoólicas e alimentação. Quanto mais você respeitar seu corpo, mais fácil será incorporar a academia em sua rotina.

2- Divirta-se

Já que estamos iniciando um novo ciclo, faça isso com o pé direito. Escolha uma atividade que te agrade para intercalar com as que considera necessárias, porém não são tão prazerosas para você. Por exemplo, faça aquela aula de dança que você adora e encaixe a musculação antes ou depois dela. Outra dica é escolher uma boa trilha sonora para o seu treino, isso vai tornar mais agradável o tempo da academia. Caso tenha amigos interessados em se exercitar também, tentem fazer isso juntos, para que um motivo o outro e, ainda, ajude a transformar a malhação em um lazer com amigos.

3- Metas de curto prazo

Uma boa ideia é focar em objetivos reais e que você pode perceber ao longo do ano. Se quer perder 10 quilos até 2020, por exemplo, quem sabe não coloca a meta de um quilo por mês? Assim, ao observar periodicamente sua evolução, vai se manter motivado. Aproveite para registrar suas conquistas. Fotos do seu corpo ao longo do ano é uma boa ideia, mas estar mais satisfeito com sua estética não é o único ganho das atividades físicas. Se você passar a se cansar menos ao caminhar até o trabalho, por exemplo, é uma grande conquista. Ou talvez se sinta mais disposto para programas ao ar livre nos fins de semana. Seja como for, celebre cada vitória.

4- Tenha inspirações

Nada de musas e musos fitness, busque inspirações no seu dia a dia. Aquele colega de trabalho que com algumas mudanças de hábito melhorou sua saúde ou talvez um primo que esteja bem mais satisfeito com o seu corpo depois de começar a se exercitar. O ideal é que sejam pessoas como você, que têm rotinas corridas e problemas cotidianos a resolver – mas fazem tudo o que é necessário sem se descuidar da saúde. Se não consegue pensar em alguém, procure na própria academia. Certamente você vai encontrar boas histórias e, de quebra, pode fazer novos amigos.

5- Tenha paciência

Ter metas de curto prazo e inspirações do seu cotidiano vão te ajudar a ter paciência. Não adianta sonhar com o corpo perfeito e querer atingi-lo de um dia para o outro. Controle a ansiedade para não correr o risco de exagerar nas atividades físicas – já falamos aqui dos riscos de passar da conta e esse erro foi um dos mais cometidos em 2018 segundo a Pesquisa Excessos dos Brasileiros. Não caia nessa armadilha em 2019!

E você? Tem dicas para manter a motivação para os exercícios físicos ao longo do ano? Compartilhe com a gente!

Fontes: com informações da revista Boa Forma e do Portal Uol

Posts Relacionados

Inscreva-se