Bares e restaurantes como parceiros do consumo consciente

Veja como os estabelecimentos podem alertar o cliente sobre a importância do consumo consciente de bebidas alcoólicas

Sexta-feira, 19 horas. Depois de uma semana exaustiva, vai e vem entre faculdade, trabalho e casa, nada melhor que dar uma pausa no seu pub favorito. É lá que você relaxa, ouve boa música, se delicia com quitutes e troca ideia com aquele barman amigo que faz drinks como ninguém. Profissional exemplar, foi ele quem te abriu os olhos para o consumo consciente depois de ouvir suas histórias sobre noitadas de exagero e ressacas inesquecíveis. Hoje você entende que seus melhores momentos não combinam com superdoses, estômago vazio e dor de cabeça no dia seguinte.

E você que está à frente de um bar ou restaurante, quer seguir o exemplo acima? Para conquistar a confiança do cliente e fazer com que ele se sinta em casa, é preciso que sua equipe atue como parceira do freguês. E o primeiro passo é contar com atendentes que ajudem a evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

Pensando nisso, listamos cinco dicas para sua equipe ajudar o cliente a ter um final de noite feliz e ressaca zero no dia seguinte. Acompanhe:

Converse

Situações de excesso exigem habilidade e sensibilidade dos atendentes. É importante prestar atenção ao comportamento do cliente e deixá-lo ciente de que ele pode contar com você caso precise de auxílio.

Ofereça água, sucos, refrigerantes

Percebeu que o cliente está começando a exceder o número de doses alcoólicas? Ofereça outras bebidas como água (link: http://www.semexcesso.com.br/e-possivel-sair-e-curtir-com-frequencia-e-sem-excesso/), refrigerante ou sucos para intercalar. Essa é uma forma de ajudar a suavizar os efeitos das bebidas alcoólicas no organismo.

Chame um táxi

Definitivamente, direção não combina com bebidas alcoólicas. No início da conversa, lembre seu cliente de que você pode pedir um táxi a qualquer momento.

Incentive o consumo de petiscos

Aproveite para lembrar o cliente dos petiscos deliciosos feitos pela casa. Uma forma eficaz de convencê-lo é circular com pequenas porções dos principais quitutes e oferecê-los de tempos em tempos. Com estômago cheio, é muito mais fácil evitar excessos.

Nunca venda bebidas alcoólicas a menores

Vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibido por lei. Está com dúvidas se o cliente tem idade suficiente para consumi-las? Peça a seu documento de identidade, mesmo se ele tiver acompanhado dos pais ou de outros adultos.

Veja algumas situações que podem acontecer em bares e restaurantes e dicas de como reagir em cada uma delas:

 

Gostou das dicas? Para ampliar o desenvolvimento de sua equipe, é importante investir em formação contínua. Visite o site do Senac  e conheça os cursos de capacitação e especialização focados no atendimento para bares e restaurantes. As aulas são realizadas em todo Brasil, em capitais e cidades do interior.

E você, tem uma experiência interessante com um bar ou restaurante que te ajudou a evitar excessos? Compartilhe com a gente!

Fonte:  Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

 

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