Beber socialmente, o que é isso, afinal?

Conheça as recomendações da OMS para garantir que seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas sejam equilibrados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) oferece recomendações de quantidades de bebidas alcoólicas aceitáveis para que o consumo seja considerado moderado e, portanto, sem riscos à saúde. De acordo com a instituição, homens devem ingerir, no máximo, 15 doses semanais, enquanto mulheres não devem ultrapassar a marca de 10 doses no mesmo período.

Além da média semanal, é preciso ficar atento e não consumir mais do que três doses diárias de bebidas alcoólicas no caso dos homens e duas doses para as mulheres. Cada dose contém entre 8 e 13 gramas de etanol. A OMS orienta, ainda, que homens e mulheres devem ter pelo menos dois dias semanais de completa abstinência.

É importante salientar que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo dentro desses limites, pode ter efeitos como alteração de comportamento e aumento do tempo de reflexo. Por isso, é preciso evitar completamente o consumo em alguns casos, como quando se pretende dirigir ou operar máquinas pesadas. Durante a gravidez, o consumo deve ser totalmente evitado, já que não existem níveis considerados seguros nesse caso. Também se deve observar recomendações médicas durante o uso de medicamentos.

Posts Relacionados

Inscreva-se