Porto Seguro reage contra o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos

Cidade baiana se mobiliza para prevenir e combater atitude proibida por Lei</h2

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) começou em outubro de 2012, em Porto Seguro, no sul do Estado, uma operação de combate à venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade. Graças à colaboração das iniciativas pública e privada, tanto no sentido de prevenção quanto no combate efetivo, uma vez que tal atitude é proibida por Lei, já é possível analisar positivamente os resultados da ação.

“Apesar da intervenção ter sido deflagrada por ocasião da presença de uma maior quantidade de adolescentes na região, haja vista que muitos formandos, de todo o Brasil, procuram a cidade nos finais de ano para comemorar o encerramento de um ciclo escolar, o consumo da bebida alcoólica nesta faixa etária é uma constante preocupação do MP. O tema é abordado, permanentemente, através do trabalho preventivo”, explica a Procuradora Titular de Porto Seguro, Jacqueline Magnavita.

Palestras em escolas, reunião com os proprietários de casas de shows e com os integrantes da rede hoteleira, conscientização dos comerciantes e elaboração de portarias faz parte do trabalho preventivo que, de acordo com a promotora, foi um dos grandes responsáveis pela boa avaliação que o Ministério Público já tem da operação.

Como pontos positivos de todo o trabalho realizado, Jaqueline aponta que foi possível verificar a diminuição no número de autuações, além do relato de agentes de proteção e conselheiros que verificaram menor número de casos de encaminhamento de adolescentes para atendimento médico por conta da ingestão excessiva de bebida alcoólica.

“Toda vez que a população de adolescentes sofrer um aumento na cidade, qualquer que seja o motivo, a fiscalização será intensificada, com a contribuição da iniciativa privada, a atuação dos Agentes de Proteção à Criança e ao Adolescente, dos Conselheiros Tutelares e das Polícias Civil e Militar. Isso vai ajudar a fortalecer a imagem de que Porto Seguro é uma cidade turística, não uma cidade onde não existe limites nem regras”, finaliza a promotora.

 

[box title=”Caro Leitor” color=”#68A870″]Sua opinião é muito importante para nós! O que você achou do texto? Você tem alguma dúvida sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Se quiser esclarecer dúvidas, fazer elogios ou críticas, você pode usar a opção abaixo, via Facebook, ou preencher o formulário de contato, neste link[/box]

Posts Relacionados

Inscreva-se