Bons amigos ajudam a evitar excessos

Pesquisa indica que os efeitos dos exageros com bebidas alcoólicas aparecem mais rapidamente quando estamos entre amigos! Veja quais são as dicas para não fazer feio nas festas.

O que faz uma noite ficar boa? A música? A comida? A bebida? A verdade é que nada disso costuma adiantar muito sem os amigos por perto, não é? Pois saiba que a presença deles pode fazer diferença até na forma como o seu corpo reage às bebidas alcoólicas. Pesquisa recente, publicada no Journal of Experimental Biology, indica que os sintomas do exagero nas doses podem aparecer mais cedo quando o consumo se dá em turma – e aí é preciso cuidado redobrado.

Muitos estudos sobre os efeitos do álcool no organismo são feitos com o lagostim, um crustáceo que responde a essa substância de forma parecida com o homem. Foi então usando esse animal que uma equipe da Universidade de Mariland, nos Estados Unidos, testou os efeitos dos excessos em grupos e em situações de consumo individual.

Depois de oferecer quantidades equivalentes de álcool a esses animais, alguns em grupos, outros separados, os pesquisadores perceberam que os sintomas de embriaguez demoravam mais para aparecer naqueles que estavam sozinhos. Os responsáveis pelo estudo acreditam que a presença de amigos pode alterar a forma como receptores nervosos que respondem a neurotransmissores como a serotonina agem – e daí a alteração na resposta às bebidas alcoólicas.

Por isso, é preciso atenção redobrada para não exagerar. Adote as nossas dicas e ajude seus amigos a fazerem o mesmo:

– Medida certa: o mais importante é não ultrapassar o número de doses recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como já mostramos aqui.

– Hidratação: intercale as bebidas alcoólicas com doses de água, assim mantém seu corpo hidratado e evita a ressaca no dia seguinte.

– Não pule refeições: comer reduz a velocidade de absorção de álcool pelo corpo, portanto, é uma boa dica para não se embriagar.

– Vigilância sempre: observe seus amigos e peça que eles te observem – assim vocês podem se ajudar a não passar dos limites.

E você? Já tinha notado que os exageros causam efeitos mais rapidamente quando seus amigos estão por perto? Divida sua experiência com a gente.

Posts Relacionados

Inscreva-se