Café corta o efeito das bebidas alcoólicas?

Café corta mesmo efeito das bebidas alcoólicas ou da ressaca? Esclarecemos essa e outras dúvidas frequentes em torno dos efeitos das bebidas alcoólicas no organismo. Acompanhe!

A noite de sexta vai ser um desafio: como permanecer sóbria depois do happy hour da firma para encontrar o crush no cinema? O conselho do colega de trabalho logo surge – “tome uma xícara de café bem forte que você estará novinha em folha”. Será? Apesar da receita ser famosa, a dúvida permanece no ar. Mas não se preocupe, pois estamos aqui para resolver essa e outras questões frequentes em torno de fórmulas que prometem anular o efeito das doses alcoólicas no organismo. Listamos os principais mitos e verdades em torno do assunto. Acompanhe!

Café acelera a sobriedade. MITO

Como a cafeína tem efeito estimulante, muitas pessoas acreditam que a substância ajuda a acelerar a sobriedade, mas ela apenas deixa a pessoa mais alerta e menos sonolenta, como indicam diversos especialistas e também uma pesquisa realizada em 2009 pela Universidade de Temple, nos EUA. O experimento, feito com ratos, aplicou uma quantidade considerável de álcool nos animais e depois introduziu doses de cafeína equivalentes a oito xícaras da bebida. O resultado mostrou que os ratos ficaram mais alertas ao se movimentarem em um labirinto, mas os reflexos da movimentação permaneciam prejudicados pelo álcool e eles demoraram mais tempo para achar a saída. Ou seja, a cafeína ajuda a melhorar a sensação de cansaço, mas não anula os efeitos da bebida no organismo.

Comer e beber água ajuda a amenizar os efeitos das bebidas. VERDADE

Para retardar a absorção das bebidas alcoólicas, é importante tomar um copo de água a cada dose alcoólica ingerida e alimentar-se bem, sobretudo com comidas que favoreçam o funcionamento do fígado e o restabelecimento dos níveis de açúcar no organismo. São elas: repolho, cebola, mostarda, inhame, batata-doce, abacaxi, melancia, melão e morango.

Lembrando que os cuidados com a hidratação e alimentação devem andar juntos da moderação nas doses, pois não existe fórmula mágica que acelere a eliminação das bebidas alcoólicas pelo organismo. A única forma de garantir seu bem-estar, é brindando sem excesso.

 Banho frio ajuda a melhorar os sintomas da bebedeira. MITO

O banho pode até trazer uma sensação de bem-estar, mas definitivamente não acelera a sobriedade de ninguém. Isso porque a água fria não faz com que o organismo trabalhe mais depressa e acelere a metabolização e eliminação das bebidas alcoólicas no organismo.

Só o tempo pode eliminar os efeitos das bebidas. VERDADE

Para anular completamente o efeito das bebidas alcoólicas no organismo é preciso que o corpo metabolize a substância, que é quebrada no fígado por enzimas, e depois eliminada pela urina. A cada dose de bebida alcoólica (saiba o que representa cada dose) o organismo leva cerca de uma hora para metabolizá-la, mas esse tempo pode variar de acordo com o sexo (mulheres demoram mais para metabolizar o álcool), idade, genética e estrutura física da pessoa. Ou seja, se você ingeriu três doses de bebidas alcoólicas, só após uma média de três horas você terá eliminado a substância do seu corpo.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o efeito das bebidas alcoólicas no organismo? Mande sua pergunta pra gente!

Fonte: portal Drauzio Varela e Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).

Posts Relacionados

Inscreva-se