Carnaval livre dos excessos

Para curtir a folia por inteiro é importante dormir bem, não pular refeições, se hidratar e, claro, consumir bebidas alcoólicas com moderação

Festas de fim de ano, férias, e agora o carnaval – mais um período desafiador para manter sua rotina sem excessos. Já mostramos aqui a importância de ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas e de evitar misturá-las com energéticos. Além de indicar o consumo de bebidas alcoólicas com cautela, o Sem Excesso dá outras dicas para você curtir ao máximo as festas. Veja só:

Durma bem. Os benefícios de uma noite de sono são conhecidos e pesquisa recente da Universidade da Califórnia (EUA) reforça que dormir adequadamente é um dos principais fatores do bem-estar, evitando a irritabilidade, mudanças de humor e dificuldades no raciocínio. Segundo o estudo, as pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm 4,2 vezes mais chances de adoecerem e podem ter aumento da pressão sanguínea e estresse psicológico agudo. Dica: mesmo no carnaval, faça um esforço e durma pelo menos 8 horas por dia.

Não pule refeições. A alimentação é fundamental para garantir a energia de seu corpo, principalmente num período de programação intensa como o carnaval. Portanto, comer a cada três horas e beber bastante água deve fazer parte de sua rotina sem excesso, como recomenda a nutricionista Camila Aramuni. Ela também indica: escolha alimentos que estimulam a disposição do organismo, como frutas (açaí, banana, abacate são boas opções), água de coco, carboidratos integrais, tapioca, canela em pó, geleia de frutas, batata e mandioca.

Cuidado com o sol. Com os termômetros nas alturas nesta época do ano, é muito fácil esquecer da vida curtindo a folia e acabar com uma insolação. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante evitar a exposição excessiva ao sol entre 10 e 16 horas. Dica: é importantíssimo usar protetor solar, fator 30 no mínimo, ainda de acordo com a SBD. Aplique o produto pelo menos 15 minutos antes de sair de casa e também não se esqueça dos bonés ou chapéus.

Hidrate-se. Intercalar bebida alcoólica com água ou outra bebida não alcoólica é importante para hidratar o corpo e manter a moderação no consumo de bebidas. É importante beber bastante água, inclusive, antes da festa. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.

Conheça também o vídeo que o Sem Excesso faz com dicas para aproveitar o Carnaval:

Posts Relacionados

Inscreva-se