Catchup e maionese: inofensivos ou perigosos?

Os dois são queridinhos de muitos na cozinha, mas precisam ser consumidos sem excesso. Listamos os mitos e verdades sobre os molhos 

Eles parecem ter sido feitos para o cachorro-quente. Combinam também com o hambúrguer, a empada e uma infinidade de outros alimentos. Mas, enfim, catchup e maionese são inofensivos ou perigosos? Bom, eles não são exatamente saudáveis, mas também não são proibidos – desde que ingeridos a partir da regra de ouro: sem excesso.

Fizemos uma lista com mitos e verdades sobre esses dois coringas da cozinha:

1- Catchup é saudável porque contém tomates – MITO.

Apesar de essa ser uma afirmação muito difundida, inclusive pela publicidade, não é verdade. Sim, o molho contém tomate e isso é ótimo porque ele se torna fonte de licopeno, que previne contra vários males crônicos, como doenças cardiovasculares. Então, porque ele não é saudável? Por causa dos outros ingredientes usados em excesso, como açúcar e sal, para padronizar o sabor. Se gosta de catchup, coma em baixas quantidades e esporadicamente.

2- Catchup é menos gorduroso do que maionese – VERDADE.

Os molhos a base de maionese costumam ser alimentos muito gordurosos e com alta concentração de óleos transgênicos, substâncias presentes em menor quantidade no chatchup.

3- Catchup em excesso prejudica a saúde – VERDADE.

O maior problema está na grande presença de açúcar e sódio associadas a doenças que vão de depressão a diabetes. O ideal é não comer mais de uma colher de catchup por dia.

4- Maionese light pode ser consumida sem moderação – MITO

A versão light do molho não apresenta grandes quantidades de colesterol e gorduras saturadas como a maionese tradicional, mas se ingerida em excesso pode elevar o colesterol total e o ruim (LDL).

5- Pizza e catchup não combinam. MITO

Depende, se você estiver em São Paulo, isso pode ser visto como uma afronta, mas na maior parte do país, a pizza é sim acompanhada de catchup. A regra aqui é mais simples de todas: teste seu paladar!

E você? Gosta de maionese e catchup? Quanto consome por dia?

Fontes: com informações do UOL, Hungry for Food e Food Network

Posts Relacionados

Inscreva-se