Celular em excesso pode prejudicar a visão

Entenda como o uso prolongado de dispositivos móveis pode afetar sua saúde

Companheiro de todas as horas, o celular conquistou lugar de destaque na rotina das pessoas graças à infinidade de aplicativos úteis para o trabalho, estudo e momentos de lazer. A tendência, segundo especialistas, é que o uso desse e de outros dispositivos móveis aumente a cada dia e acabe provocando danos à coluna, pescoço ou problemas de memória, como relatamos aqui. Recentemente outras pesquisas apontaram que passar várias horas diante desses aparelhos também pode prejudicar a visão. Mas como isso ocorre?

Segundo o diretor do Núcleo de Oftalmologia Especializada, Frederico Pereira, o tipo de luz emitida pelos monitores dos celulares e tablets pode ser tóxico aos fotoreceptores da retina devido à alta intensidade da iluminação. Além disso, o uso prolongado desses dispositivos (e sua luz forte) pode causar uma alteração na produção do hormônio melatonina, que tem como principal função regular o ritmo circadiano de nosso organismo, processo que rege os ciclos de sono e de despertar. Ou seja, quando usamos o celular em excesso a qualidade do sono pode ser prejudicada.

O oftalmologista ressalta que os estudos nesse campo ainda não são conclusivos em seres humanos, mas considerando que o uso desses dispositivos tem aumentado muito é importante ficar atento, pois existe um risco em potencial para a saúde ocular, principalmente no caso de crianças e adolescentes. De acordo com Frederico Pereira, como esses jovens vão usar os aparelhos cada vez mais ao longo de suas vidas a preocupação aumenta, já que as crianças podem apresentar transtornos de visão mais precocemente, inclusive problemas que hoje só são diagnosticados em idosos.

O mais indicado, como recomenda o especialista, é atuar de forma preventiva. O primeiro passo é diminuir o tempo de exposição a esses monitores, ou seja, celular e tablets devem ser usados sem excesso. Outra alternativa é utilizar um óculos especial com lentes capazes de bloquear a luz que causa danos aos olhos. “Já existem no mercado brasileiro várias lentes com essas propriedades. Elas podem ser usadas em óculos com ou sem grau e têm um custo acessível”.

E você, costuma passar muito tempo diante do celular? Já notou algum problema relacionado a esse hábito? Compartilhe com a gente!

Posts Relacionados

Inscreva-se