Chicletes em excesso fazem mal?

Conheça os efeitos da goma de mascar em seu organismo e aprenda porque é melhor evitar o exagero.

É doce, é gostoso, dá uma sensação de frescor na boca. Há quem use para reduzir o nervosismo ou para disfarçar a fome. Os chicletes podem ser tudo isso, mas são bem menos inofensivos do que parecem. Mascá-los em excesso pode trazer problemas para a sua saúde e nós contamos para você o que ele gera em seu organismo:

#1- Dentes

Se você não quer perder seu belo sorriso por causa de uns momentos de frescor na boca, é aconselhável não exagerar nas gomas de mascar. A maioria dos chicletes contém muito açúcar e é um atalho para as cáries. Mas nem adianta trocar por marcas sem açúcar – eles, na maioria das vezes, têm aromas ácidos e conservantes que podem gerar erosão dental, que também degrada o esmalte dos dentes.

#2- Digestão

Você mastiga e o seu organismo entende que você está prestes a ingerir alimentos. A partir daí, enzimas e ácidos destinados à digestão são liberados. Como nenhuma comida chega ao estômago, há uma superprodução desses componentes, que pode gerar problemas sérios como gastrite e úlcera. Isso sem contar que, enquanto mastiga, você engole excesso de ar, o que pode gerar de flatulências a inchaços e dores abdominais.

#3- Mandíbula

O excesso do movimento repetitivo com a boca ao mastigar pode desencadear disfunções na articulação da mandíbula, especialmente se você mascar os chicletes mais de um lado do que do outro. Nos casos mais graves, a disfunção pode se tornar crônica e levar a dores musculares, de cabeça, de ouvidos e de dentes.

#4- Paladar

Você leu tudo isso, mas ainda continua tentado a usar os chicletes como forma de enganar a fome e se manter na dieta? Então saiba que vários estudos têm demonstrado que depois de mascar chicletes a tendência de comer alimentos menos saudáveis e mais gordurosos aumenta. Isso porque o sabor muito açucarado da goma de mascar deixa frutas e verduras mais amargas e menos agradáveis ao paladar.

Ou seja, não vale a pena, não é mesmo? Como sempre, a dica é não exagerar. De vez em quando, os chicletes estão liberados, mas lembre-se sempre de escovar os dentes imediatamente após consumi-lo e, preferencialmente, evite mascá-los quando estiver de estômago vazio.

Fonte: com informações da Associação Brasileira de Odontologia.

 

Posts Relacionados

Inscreva-se