Cinco passos para você cumprir as resoluções de 2019

Quer realizar cada item da sua lista de resoluções de ano novo? É importante repensar os planos de acordo com o seu perfil. Para isso, vamos te ajudar na organização dos seus objetivos.

Uns querem ser mais produtivos no trabalho, outros desejam dedicação extra para os estudos e leitura. Tem aqueles que querem comer menos, evitar excessos e ter uma vida equilibrada. E ainda os que pretendem acordar duas horas mais cedo aos fins de semana para curtir com amigos e família. Independente dos desejos e das resoluções deste novo ano,  aposto que você tá empolgado com sua lista de metas para 2019, não é?

O problema é que no ano passado foi o mesmo entusiasmo, mas, inexplicavelmente, as horas voaram, os meses correram e muitas vontades ficaram só no plano das ideias. Tudo bem, acontece! Um novo janeiro está aí para te dar outra chance e nós estamos aqui pra te ajudar. Pensando nisso, vasculhamos as melhores orientações de especialistas fera em planejamento e gestão do tempo.

Um aviso importante: antes de pular para as dicas, vai aqui um conselho – pense e repense os seus desejos. Muitas vezes o que te parece mais urgente pode ser fruto de aspirações imediatistas e não estão necessariamente conectadas ao seu propósito ou ao seu perfil. As tendências compartilhadas nas redes sociais, por exemplo, podem virar armadilhas se você não ficar atento à sua essência (será que você gosta mesmo de crossfit ou acabou fisgado por uma moda passageira? Postou uma foto naquela festa em que passou do limite na hora de beber? Com certeza não é uma boa lembrança a ser divulgada). Então é importante deixar a ansiedade de lado e refletir bastante sobre o que você realmente quer. Para isso nada como o bom e velho autoconhecimento.

Depois desse exercício, siga nosso passo a passo e comece já a dar vida para seus planos:

 

1- Da cabeça para o papel

 Escrever o que você quer é um excelente método de consolidar seus planos e selecionar o que realmente importa. Esse exercício também te ajudará a separar os desejos que têm mais relação com à sua personalidade e o que é uma vontade passageira.

2- Tenha objetivos claros

Agora que você já pensou bastante nos planos que fazem sentido para você, coloque no papel objetivos claros, pois eles farão parte das prioridades do próximo ano. Pode ser juntar dinheiro, ter um estilo de vida mais saudável, maneirar no consumo de bebidas alcoólicas, fazer um curso etc. O importante é que as metas estejam bem definidas e conectadas com o seu propósito.

3 – Não exagere nas dificuldades das metas

Até as metas precisam ser sem excesso! Claro que o número de objetivos e o grau de dificuldade vai variar de acordo com cada pessoa, mas os especialistas garantem que é melhor ser realista e restringir o leque. Ter menos metas estimula o foco e a concentração para realizá-las. No geral, o indicado é listar três metas (com graus diferentes de dificuldade). Depois que concluir os planos listados, aí sim parta para outros.

4- Estabeleça prazos

Definir prazos para as metas é fundamental, pois faz com que o cérebro a visualize melhor o cenário e te ajude a não protelar as decisões. Um bom exemplo é estabelecer três tipos de metas: uma pequena, pra ser colocada em prática já (ex: acordar uma hora mais cedo aos fins de semana); outra de médio prazo (ex: reduzir 50% o pão e o arroz para no fim do mês perder aquele quilinho extra); por último as metas de longo prazo, lembrando que nesse momento inicial de planejamento elas não devem passar de três meses (ex: economizar 20% do salário por mês no próximo trimestre para fazer aquele curso que você tanto quer).

5- Troque o “eu gostaria” por “eu vou”

Acredite em você! Depois de traçado os planos e prazos, faça um exercício mental focando na realização de tudo que você listou. As metas devem ser entendidas como algo que você vai conseguir e não um desejo distante que “um dia” você pretende alcançar. Essa mudança mental vai te ajudar a vencer obstáculos e a conquistar o que você quer.

Lembrando que evitar os excessos no consumo de bebidas alcoólicas cai bem em todo tipo de resolução de ano novo. Aliás, esse plano pode ser praticado agora mesmo nas festas de fim de ano.

Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching), G1 e canal Fê Neute.

Posts Relacionados

Inscreva-se