Comer e beber para espantar o frio!

Conheça as nossas dicas para usar o cardápio ao seu favor no inverno. Sem excessos, esses alimentos te darão mais saúde e calor para enfrentar o frio e a brusca queda das temperaturas

Às vezes não há blusa de frio que te aqueça o suficiente, né? Com as temperaturas baixas, você acaba preferindo ficar em casa do que sair para qualquer programa que seja. Mas não precisa ser assim: é possível se encontrar com os amigos e fazer programas interessantes sem deixar o inverno te vencer. Uma boa ideia é conhecer quais ingredientes do cardápio são aliados na hora de esquentar seu corpo e quais bebidas podem acompanhar o programa.

Às vezes, um simples ingrediente acrescentado a uma receita tradicional pode fazer toda a diferença. Ou, caso você se inspire, pode se deixar levar e experimentar sabores completamente novos, basta deixar sua criatividade trabalhar. Vamos te dar as dicas e aí é só escolher o que mais te agrada para surpreender seu paladar. A única coisa que não pode, e você já sabe, é se exceder. Ou seja, inclua novos alimentos e bebidas na sua rotina para se esquentar no inverno, mas não deixe de lado tudo o que você já sabe que é saudável, como frutas, verduras, sempre pensando na hidratação do corpo.

Clássico 1 para enfrentar o frio

Não dá para pensar em comida que esquenta sem logo imaginar sopas e caldos, né? Esse tipo de comida acelera o metabolismo, o que ajuda a te esquentar, e ainda dá a sensação de saciedade. Só cuidado para não exagerar no sal. Para o prato ser, além de quente, saudável, coloque no máximo dois carboidratos na receita (ou arroz ou macarrão, batata ou mandioca etc) e acrescente um legume e uma proteína. Depois, desafie os amigos: cada um faz uma receita e vocês se reúnem para um grande rodízio.

Clássico 2 para aquecer a vida

Chás e infusões: eles também vêm sempre a mente quando o assunto é se esquentar. Aumentando a temperatura do corpo, eles dão aquela sensação de conforto. São ótimos para ajudar a ingerir a quantidade mínima de água que todos devem beber por dia – meta que facilmente deixamos de lado quando o clima está muito frio. São uma boa opção ao chegar em casa de um programa noturno, pois vão aumentar seu bem-estar e te ajudar a pegar no sono. Só não se engane: em excesso, até ervas aparentemente inofensivas podem fazer mal, então não faça dessa sua única fonte de líquidos.

Petisco saudável

Se você já se consultou com um nutricionista, certamente já ouviu a dica de comer castanhas ou avelãs entre as grandes refeições para não deixar intervalos longos de jejum entre elas. Então agora vai mais um incentivo para adotar o hábito: ricos em arginina, esses alimentos aumentam a vasodilatação e, assim, a circulação sanguínea – e o calor do corpo. Além, claro, de serem fontes de antioxidantes, que combatem o envelhecimento, e de gorduras boas, que fortalecem o coração. E aí, está esperando o que? Ah! Mas antes, não se esqueça: evite excessos, pois apesar de pequenas as castanhas e avelãs são muito calóricas.

Toque de mestre

É gostoso, aumenta o gasto energético (ou seja, aquece o corpo) e ainda possui ação anti-inflamatória. Já sabe o que é? Não? É a canela. Como se não bastassem todas essas vantagens da especiaria, ela é super democrática: há quem use em pratos salgados e quem prefira em sobremesas, há que tempere alimentos e quem use nas bebidas. É hora então de usar a sua criatividade e, com um único toque de mestre, criar um cardápio saboroso, cheiroso e ótimo para espantar o frio!

Brindes com amigos

Mas e para brindar com os amigos? Bom, além das bebidas alcoólicas clássicas dessa época do ano, existem outras alternativas não alcoólicas para você se manter sempre na moderação. O chocolate quente não pode ficar de fora, nem um cappuccino com creme. #Ficaadica até para que você experimente a canela no seu café ou chá. Quem sabe não aproveita o frio para pesquisar receitas e surpreender os amigos?

Tem mais dicas de comidas e bebidas que combinam com o inverno? Compartilhe com a gente antes que o frio vá embora!

Fontes: Portal Uol e revista Viva Saúde!

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