Como podemos comemorar com sucesso, sem excesso

É preciso considerar a quantidade e a frequência com que se consome bebidas alcoólicas

O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode divertir, relaxar e descontrair. A questão principal é o limite, saber quanto cada organismo consegue metabolizar de bebida alcoólica sem que seja nocivo à saúde.

Mas, você realmente sabe o que é beber muito?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há “unidades de álcool”, que equivalem a 10g de álcool, para servir de referência. Estas medidas são diferentes para homens e mulheres.

O organismo internacional de saúde considera bebedores leves os homens que consomem menos de 21 unidades de álcool e as mulheres até 14 unidades, por semana. Isso quer dizer que homens podem consumir por volta de três “unidades de álcool” ao longo do dia, e as mulheres uma e meia.

Caso, em ambos os sexos, ultrapassem esta medida semanal, eles já passam a ser analisados como moderados. Para os homens, as unidades semanais começam a variar de 22 a 50 e, para as mulheres, não podem passar de 35. Já a turma considerada grave no consumo de bebidas alcoólicas, o número de unidades passam dos 51 para os homens e 36 para as mulheres.

Há ainda um fator de análise importante que é a quantidade de bebida ingerida num único evento e a frequência com que estes eventos acontecem.

“Se, tanto o homem quanto a mulher, consumir em um dia ou uma semana, mais do que o corpo metaboliza, estarão fazendo uso nocivo da bebida”, explica a Dra. Marta Ana Jezierski, diretora do CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas do Estado de São Paulo. Ela destaca também que “há também o “beber em binge”, termo inglês que denomina quando a pessoa consome mais de seis doses em uma única ocasião. Quando alguém faz isso duas ou três vezes por semana, também está fazendo uso nocivo do álcool.”

Para ter um controle melhor das suas doses semanais observe no quadro abaixo os exemplos de concentração de álcool em cada bebida e as respectivas “unidades de álcool” definidas pela Organização Mundial de Saúde.

Bebida

Concentração aproximada de álcool/gramas de álcool

Unidades de álcool

1 lata de cerveja – 350 ml 5% = 17 gramas de álcool 1,5
1 dose de aguardente – 50 ml 50% = 25 gramas de álcool 2,5
1 copo de chope – 200 ml 5% = 10 gramas de álcool 1
1 copo de vinho – 90 ml 12% = 10 gramas de álcool 1
1 garrafa de vinho – 750 ml 12% = 80 gramas de álcool 8
1 dose de destilados (uísque, pinga, vodca) – 50 ml 40/50% = 20 gramas de álcool 2
1 garrafa de destilados – 750 ml 40% = 300 gramas de álcool 40

O Sem Excesso é um canal informativo e busca criar um ambiente interativo em torno da conscientização do consumo responsável de bebidas alcoólica, para que você possa comemorar com sucesso, sem excesso. Apenas um profissional médico está apto a orientar sobre diagnóstico e tratamento, se necessário.[/note]

Posts Relacionados

Inscreva-se