Contagem regressiva para o carnaval

Nunca é demais lembrar: carnaval não tem que ser sinônimo de excesso. Montamos um guia com cinco cuidados para evitar qualquer dor de cabeça na folia.

 

Glitter para todo lado, marchinhas mais que divertidas, brincadeiras, ruas tomadas por super-heroínas, palhaços, guerreiros e colombinas dançantes. Sim, o carnaval já está batendo à sua porta e com ele um clima de liberdade e alegria que contagia até os mau humorados de plantão. Na festa mais divertida do ano você pode dar asas à imaginação, se fantasiar como quiser, se jogar nas coreografias da moda e muito mais, só não vale ir para casa mais cedo por que passou dos limites e exagerou nas bebidas alcoólicas, não é? Pensando nisso, preparamos um guia prático para você curtir cada minuto da folia, sem excesso. Veja só:

Energético e bebidas alcoólicas? Não caia nessa armadilha!

Ele é docinho e promete te dar mais energia e disposição. O energético parece inofensivo, mas combinado com bebidas alcoólicas pode se transformar em algo perigoso e que deve ser evitado. Como ele é composto por taurina e cafeína, a bebida pode desregular os batimentos cardíacos, além disso, disfarçar a sensação de embriaguez, fazendo com que a pessoa beba mais.

Saia para a folia de barriga cheia

Quer energia para a maratona carnavalesca? Faça uma refeição reforçada antes de sair de casa, de preferência algo que inclua um carboidrato integral, proteína, folhas e vegetais (pode ser um belo sanduba ou o nosso clássico arroz com feijão, bife e saladinha). E para garantir energia durante a festa, leve lanchinhos práticos na bolsa. Barrinhas de cereal, nuts ou frutas secas são ótimas ideias.

Faça da garrafinha de água sua BFF

Como as bebidas alcoólicas são diuréticas, elas podem te levar à desidratação. Para evitar que isso aconteça, intercale os drinks alcoólicos com, pelo menos, um copo de água. Nada de sucos ou refrigerantes, o ideal para manter o corpo hidratado e garantir funções cerebrais intactas é a boa e velha água.

Proteja-se do sol

Calor e carnaval são quase sinônimos, mas é muito importante entender que o excesso de sol é um perigo para sua saúde. As altas temperaturas elevam a pressão sanguínea, fazem você suar mais e podem piorar os sintomas de embriaguez, aumentando as chances de problemas como insolação e desidratação. Não saia de casa sem protetor solar e fique na sombra o máximo possível.

Não abra mão das horas de sono

Quer curtir os bloquinhos com toda energia possível? Durma no mínimo sete horas por dia. Corpo e cabeça cansados, além de comprometer o vigor do organismo como um todo, interfere diretamente na eficiência do fígado, deixando a pessoa menos resistente às bebidas alcoólicas e à maratona carnavalesca.

Tem alguma dica para incluir no nosso guia? Não se acanhe e compartilhe com a gente!

Fonte: com informações dos portais Saúde e Drauzio Varella.

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