Cozinha sustentável e sem excessos

Vida saudável combina com hábitos ambientalmente corretos. E tudo isso pode ser feito com diversão! Cozinha sustentável é uma das dicas. Veja mais

Há quem goste de cozinhar e os que preferem só mesmo degustar. Mas uma coisa é fato: ninguém consegue fugir de comprar alimentos ao longo da semana, preparar refeições ou lavar louças. É na cozinha que começa uma vida mais saudável e dali também podem sair boas contribuições para um mundo mais sustentável. Como? Nós te ensinamos os excessos que deve evitar e os hábitos que pode desenvolver para fazer tudo isso sem sofrimento.

Escolha e pese

Uma boa ideia para acabar com o excesso de plástico poluindo o mundo é dar preferência aos mercados que vendem produtos à granel. Além de ser mais sustentável, o hábito pode gerar economias. Afinal não há uma quantidade pré-definida: você escolhe o que quer e quanto quer. E ainda pode misturar à vontade!

Cozinhe e congele

Que tal separar um dia na semana para fazer vários pratos e depois congelá-los para comer aos poucos? Além de ser mais prático, você acaba economizando comida, já que aquele restinho de tempero ou de legumes que iria para o lixo, pode ser aproveitado em uma receita diferente. Outras economias são feitas, como água e energia elétrica. E, para melhorar, você pode preparar o que mais gosta e depois degustar tudo aos poucos.

Descasque e divirta-se na cozinha

Já que você vai separar um dia para cozinhar, pode transformar esse momento em algo bem prazeroso. Uma boa dica é colocar a banda que mais gosta para tocar e degustar alguma bebida da sua preferência enquanto prepara os alimentos. Parte do tempero das refeições podem ser usados para dar um novo sabor às bebidas alcoólicas. Hortelã, alecrim e até pimenta, por exemplo. Descascou uma fruta? Então aproveite para procurar uma receita que transforme a casca em uma bebida alcoólica super saborosa. A parte externa de laranja, de limão e de abacaxi vão bem aqui. O contrário também pode acontecer: algumas doses de bebidas alcoólicas são ótimos temperos para a comida. Ou seja: invente, teste e divirta-se. Só não vale esquecer que as bebidas alcoólicas são legais se consumidas sem excesso. Veja as recomendações para não extrapolar os limites.

 Ferva e lave

Você já fez as compras a granel, já cozinhou as refeições da semana e até se divertiu com tudo isso. Agora é hora de lavar toda a louça. Tente evitar o excesso de produtos químicos que agridem o ambiente nessa etapa. A primeira dica é deixar tudo de molho por um tempo para facilitar a lavagem. Coloque talheres e pratos em um balde com água ou tampe o ralo da pia e a deixe encher para isso. No caso das panelas mais gordurosas, jogue água fervente: isso ajuda a soltar a gordura sem precisar inundar sua pia com detergente.

E você, tem algum hábito sustentável na sua cozinha? Divida com a gente. Boas ideias são mais que bem-vindas!

Fonte: Ecodesenvolvimento.org,  foodmagazine.com.br e da Revista Vida Simples.

Posts Relacionados

Inscreva-se