Cuidados ao fazer a tatuagem

Como evitar que a sua sessão de tatuagem torne-se um problema

São diversos os registros arqueológicos afirmando que a tatuagem já era realizada no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e por nativos nas regiões da Polinésia, Indonésia, Filipinas e Nova Zelândia em rituais ligados à religião. Símbolos, desenhos, tradição de família, momento, moda ou protesto, a verdade é que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente entre os jovens.

Até bem pouco tempo, a medicina não falava sobre o tema, e recentemente passou a se preocupar com a segurança e orientar sobre o procedimento antes, durante e depois afim de evitar problemas de saúde como alergias, intoxicações e até queimaduras.

Muitos jovens recorrem ao consumo de bebidas alcoólicas como forma de aliviar a dor da agulha, mas o consumo deve ser evitado por inúmeros motivos.

Segundo a dermatologista, Sylvia Ipiranga, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e colaboradora do departamento de dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as bebidas alcoólicas não devem ser usadas com esse objetivo. “A recomendação é usar anestésicos tópicos ou até reconsiderar o procedimento”.

“O consumo de bebidas alcoólicas, além de diminuir a resistência imunológica (capacidade do indivíduo de responder a uma infecção ou dano externo), restringe a capacidade de coagulação. Isso pode interferir no resultado final da tatuagem, dificultar o procedimento e a cicatrização” alerta a especialista. “Na Europa, por exemplo, a tatuagem não pode ser feita sob efeito de bebidas alcoólicas e a pessoa deve assinar um termo declarando não ter ingerido naquele dia,” completa.

Para garantir que o procedimento será um sucesso, a recomendação é não consumir bebidas na semana que antecede o procedimento, durante e na semana seguinte à realização da sessão de tatuagem. Durante as três a quatro semanas seguintes, é possível voltar a beber com moderação, mas a recomendação é manter um consumo muito baixo, pois a pessoa ainda estará no período de cicatrização da pele.

Outros cuidados importantes devem ser tomados para cuidar da saúde depois de fazer a tatuagem como a higienização adequada, passar pomada cicatrizante, evitar exposição ao sol por pelo menos um mês, não ir à praia, não consumir alimentos muito gordurosos e condimentados e a diminuir a prática de exercícios físicos na primeira semana.

Desde 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a determinar uma série de regras e orientações que estão disponíveis no seu site referentes aos locais escolhidos para fazer a sua tatuagem, normas sanitárias, uso da tinta adequada, exames médicos etc.

Confira no link: http://portal.anvisa.gov.br/

Posts Relacionados

Inscreva-se