Unesco celebra o Dia Mundial do Rádio

A partir do tema “O rádio é você”, a organização quer estimular maior participação das comunidades nas políticas da radiodifusão

Para celebrar um dos principais meios de comunicação do mundo, a Unesco promove, hoje 13 de fevereiro, o Dia Mundial do Rádio. Com o tema “O rádio é você”, a organização quer chamar a atenção para a importância social do veículo que alcança a maior audiência entre as nações. O objetivo é envolver as emissoras de rádio e incentivá-las a promover uma programação com maior participação das comunidades nas políticas e planejamento da radiodifusão.

Segundo o especialista de programa da Unesco para o Desenvolvimento Midiático e Sociedade, Tim Francis, a participação pública vai muito além de interações ao vivo com os ouvintes. As emissoras de rádio precisam incluir mecanismos como políticas de engajamento da audiência, editores públicos, fóruns de ouvintes e procedimentos para a resolução de queixas.

Francis ressalta que em uma época onde a própria ideia de verdade está sendo cada vez mais questionada, o veículo está em uma posição privilegiada para unir as comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança. “O rádio tem o poder de nos tirar de nossas bolhas midiáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvirmos uns aos outros novamente”, sublinha.

O Dia Mundial do Rádio, data que remete às primeiras transmissões da Rádio ONU em 1946, foi criado durante a Assembleia Geral da Unesco em 2011 com o objetivo de estimular a cooperação entre os radiodifusores e encorajar a união entre grandes redes e as rádios comunitárias. O intuito é promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gêneros através das ondas.

Por meio do site oficial Dia Mundial do Rádio, a Unesco convida todas as emissoras a inscreverem-se e a registrarem seus eventos e transmissões especiais. O site também disponibiliza conteúdos e recursos exclusivos para mobilizar os ouvintes e envolvê-los nas discussões sobre o tema “O rádio é você”.

Qual a sua emissora de rádio favorita? Compartilhe com a gente!

Fonte: com informações da Unesco

 

 

Posts Relacionados

Inscreva-se