Elas na liderança das empresas: compartilhe essa ideia

Apesar do avanço das discussões, na prática o alto escalão corporativo é excessivamente masculino; entenda os benefícios de ter mais mulheres no comando

Estudiosa, você sempre esteve à frente nos resultados do colégio, faculdade, pós-graduação. Conquistou o estágio dos sonhos, foi contratada e hoje batalha por mais responsabilidades na empresa, já que seu objetivo é ocupar um cargo de chefia. Mas, à medida que cresce profissionalmente, olha ao seu redor, e não enxerga pessoas como você naquele ambiente. São pouquíssimas mulheres no comando e a insegurança, inevitavelmente, bate à sua porta. Esse cenário é fruto de um excesso de comportamentos machistas nos ambientes corporativos. Combatê-los é crucial para o sucesso dos negócios e para um ambiente saudável de convivência.

O ano é 2018 e, por mais que pareça estranho, esse é um cenário muito comum. As mulheres continuam ganhando bem menos que os homens (em média elas recebem 76% do salário masculino). Os postos de liderança ainda são excessivamente preenchidos por eles (apenas 10% de mulheres estão no topo das empresas). E elas são insistentemente questionadas quanto a sua capacidade de liderar.

Esses são dados de estudos recentes que mostram o contexto feminino dentro das empresas. Por muito tempo grande parte das organizações e gestores acreditou que esses dados eram reflexo da falta de ambição das próprias mulheres, como mostrou pesquisa de 2015 realizada pela Faculdade de Negócios de Harvard. No entanto, a presença ínfima de mulheres em cargos de chefia não está ligada à falta de ambição delas, assegura o Boston Consulting Group (BCG). O estudo, realizado com 200 mil empregados de 189 países, concluiu que elas querem compor o alto escalão, mas o ambiente corporativo as fazem desistir pelos seguintes motivos: micro agressões diárias, falta de oportunidade dentro das empresas, inexistência de exemplos femininos na liderança e políticas pouco inclusivas

Segundo a consultora e presidente da Dasein Executive Search, Adriana Prates, para mudar essa realidade, a igualdade de oportunidades deve fazer parte das diretrizes estratégicas da organização e receber apoio do conselho de administração. De acordo com ela, essa é uma ação fundamental para atrair as mulheres para postos de comando e possibilitar o crescimento de sua carreira. Políticas que possibilitem o uso da versatilidade feminina para conduzir projetos com a visão sistêmica vão enriquecer o papel organizacional, social e competitivo das empresas.

Ela destaca que campanhas globais, que crescem a cada dia, a exemplo do Paradigm for Parity e  #TimesUp, ampliam o debate nas empresas. Para Prates, falar do tema de forma franca e continuada contribui para o alinhamento entre discurso e práticas que de fato demonstrem que a pauta ‘mulheres na gestão’ é uma necessidade essencial para empresas que querem crescer de forma inteligente.

Entenda quais são os benefícios de ter mulheres no comando, de acordo com estudos de consultorias internacionais e empresas:

Mais chances de superar concorrentes

Segundo pesquisa da consultoria Mckinsey, empresas com mais diversidade de gênero e etnias têm até 35% mais chances de saírem na frente de seus concorrentes.

Melhora a performance das equipes

A empresa Monsanto, após implementar um programa de diversidade que estimulou gestores a promoverem a inclusão, colheu bons resultados. Numa escala de zero a 10, a performance das equipes com diversidade chegou a 9, enquanto os demais times ficaram na marca dos 6 pontos.

Empresas diversas são inovadoras

Segundo pesquisa da CKZ Consultoria, um ambiente de trabalho mais diverso, com mulheres e pessoas de etnias distintas, é mais inovador por três motivos: multiplicidade de pensamentos e ideias, cria-se uma cultura do respeito; o ambiente acolhedor aumenta o sentimento de pertencimento e engajamento da equipe.

E você, conhece outras práticas de estímulo à igualdade de gêneros nas empresas? Compartilhe com a gente!

Fonte: com informações da Dasein Executive Search, Época Negócios e Estadão

Posts Relacionados

Inscreva-se