Espírito Santo faz campanha contra bebidas e direção  

 

Governo usa materiais informativos e jogos interativos para chamar a atenção em praias e entradas de shows

Sol, praia, férias. Tudo isso combina com festa e ninguém quer ficar de fora, mas estados que são destinos populares nessa época do ano se preocupam com as consequências dos excessos nesses períodos. É por isso que o Detran do Espírito Santo começou uma campanha ampla que só terminará no carnaval para alertar os moradores e visitantes sobre os perigos de se misturar bebida e direção. Além de materiais educativos veiculados na imprensa, o órgão tem realizado intervenções nas prais mais populares e nas entradas de grandes shows. Jogos interativos ajudam a chamar a atenção dos presentes, enquanto materiais informativos e brindes são distribuídos.

Bebida e direção é um dos maiores obstáculos para um trânsito mais seguro e a mistura matou mais de 42 mil pessoas no Brasil só em 2013, segundo os últimos dados disponíveis do Ministério da Saúde. Para retirar o Brasil da posição de quinto país do mundo com maior número de mortes no trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso enfrentar esse problema. Por isso, a ação do Detran-ES é importante. No último ano, o Estado do Espírito Santo já tinha aprovado uma nova lei para ajudar na conscientização.

O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, destaca que a ideia é mostrar ao condutor que ele tem o poder de tomar suas decisões. “É o condutor que decide se vai beber e dirigir, e essa escolha leva a uma consequência. Queremos mostrar que não é apenas uma fatalidade, é uma escolha e é intencional”, ressalta. As próximas ações da campanha serão nesta sexta-feira (20) nas praias de Camburi, em Vitória, e do Morro, em Guarapari. No sábado, o Detran estará na Curva da Jurema, também em Vitória, e nos municípios de Presidente Kenedy e Conceição da Barra.

Fonte: Com informações do portal do Governo do Espírito Santo.

Posts Relacionados

Inscreva-se