Primeiro estágio: 10 excessos que devem ser evitados

Ouvimos uma especialista em recursos humanos e listamos dicas preciosas para você aproveitar ao máximo a sua experiência como estagiário

 Qual profissão tem a sua cara? Prefere fazer o que gosta ou o que dá dinheiro? Até outro dia, eram essas as questões que te afligiam (aliás, como o tempo passa rápido, não é?). Mas agora a preocupação é outra, você está prestes a começar o seu primeiro estágio e está difícil segurar a ansiedade por vários motivos: o ambiente de trabalho é algo totalmente novo para você, vão surgir novas responsabilidades, mais exigências… Pensando nisso, conversamos com a especialista em recursos humanos e presidente da        Associação Brasileira de Recursos Humanos/ Minas Gerais (ABRH-MG), Eliane Ramos, que nos ajudou a listar 10 comportamentos e excessos que devem ser evitados para que você aproveite ao máximo este importante laboratório da vida profissional. Confira:

1-Ter medo de perguntar

 É natural ficar tímido ou ter receio de parecer despreparado nos primeiros dias do estágio, mas ter medo de perguntar é um erro. Fazer questionamentos e se mostrar curioso com o processo de trabalho é uma qualidade bem-vinda e esperada dos estagiários.

2 – Abusar das redes sociais

Deixar as tarefas em segundo plano para acompanhar os últimos furos do Facebook ou do Instagram é uma postura inadequada, principalmente se esse comportamento se repetir ao longo do dia. O ideal é conversar com o seu chefe sobre os limites para acesso às redes sociais durante o expediente.

3-Preocupar só com as próprias tarefas

Focar nas suas responsabilidades e entregas é bem importante, mas isso não quer dizer que você deva esquecer o restante da equipe. Preocupar-se com os resultados dos colegas de trabalho e mostrar-se prestativo é uma habilidade comportamental admirada pelas chefias.

 4-Não largar o smartphone no meio das reuniões

 Não é legal dividir a atenção entre a tela do telefone e sua equipe de trabalho. Pior ainda se esse comportamento for excessivo e acontecer em reuniões, já que demonstra falta de interesse pelos temas discutidos. Deixe para responder as mensagens do WhatsApp durante os intervalos.

5-Relaxar demais na linguagem

Por mais descontraído que o seu ambiente de trabalho pareça, ele exige um comportamento mais formal na maneira de falar e isso inclui as conversas com colegas, com a chefia e, claro, com os clientes. Evite usar gírias em excesso. E nem precisa dizer que palavrão não pode, né?

6- Causar (negativamente) nas redes sociais

A postura do estagiário é analisada dentro e fora do ambiente de trabalho e as redes sociais têm um papel importante nisso. Usar discursos ofensivos em posts ou aparecer em fotos que mostram o consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem prejudicar a sua imagem no trabalho.

7-Sempre se irritar com feedbacks

Aprender é o principal objetivo do estágio e por isso os feedbacks são indispensáveis. Sabemos que nem sempre ele será elogioso e isso pode te deixar chateado, mas é importante ouvi-lo atentamente e encarar o erro como um aprendizado.

8- Faltas e atrasos frequentes

Disciplina e pontualidade são comportamentos muito importantes para garantir o bom resultado nas tarefas, além do respeito da chefia e dos colegas. Precisar chegar mais tarde ou até mesmo faltar ao trabalho é normal, mas desde que seja combinado e que isso não vire um hábito.

9-Vestir-se de maneira muito informal

O ideal é vestir-se de acordo com o ambiente da empresa, evitando os looks excessivamente desleixados ou que deixem boa parte do corpo à mostra (mesmo que você trabalhe em uma start-up super moderna). Pense nas roupas como bons aliados para dar aquele up na sua imagem.

10 – Nunca ter iniciativa para começar as tarefas

 Ser acomodado e esperar instruções para tudo é uma das piores posturas de um estagiário, pois  demonstra falta de interesse e de iniciativa. É importante se envolver no trabalho, sugerir novas ideias e não apenas responder às ordens que são impostas.

Gostou das nossas dicas? Tem algum erro que não listamos? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Posts Relacionados

Inscreva-se