Estudo revela maior número de jovens adeptos à cultura sem excesso

Estudo realizado a partir de comentários em blogs e redes sociais identifica tendências comportamentais e mostra jovens mais conscientes sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Os jovens estão mais conscientes quanto o consumo de bebidas alcoólicas e alguns deles têm, inclusive, alertado os adultos sobre atitudes inadequadas, como a mistura de álcool e direção. Essas são algumas das conclusões da pesquisa realizada pelo Portal Sem Excesso. O estudo, que acaba de ser divulgado, comparou o comportamento do público jovem através de manifestações em redes sociais entre 2011 e 2015.

E você pode conferir o estudo clicando aqui.

Nas menções em blogs, fóruns e perfis do Facebook e do Twitter observou-se maior preocupação com a legislação em vigor em 2015 do que em 2011. Os comentários foram, ainda, mais comedidos. Os pesquisadores indicaram como principais causas da mudança a maior presença de adultos em tais redes sociais e a ascensão de meios privados de conversas, como o Whatsapp e o Snapchat.

Outro ponto que merece destaque é a quantidade significativa de jovens, muito maior do que há quatro anos, que se posiciona condenando outros usuários que mostram o consumo em excesso como comportamento positivo.

Os perigos de dirigir alcoolizado também foi um dos tópicos de grande interesse em 2015. Segundo o estudo, isso demonstra que os jovens estão se preocupando mais com os efeitos negativos do consumo em excesso para o coletivo. Em 2011 havia um maior número de comentários sobre questões individuais, como influência das bebidas nos resultados da malhação.

Por outro lado, a análise mostra que consumir bebidas alcoólicas ainda é considerado uma espécie de rito de passagem para a vida adulta. E parte dos jovens considera que beber é um fator de diferenciação e poder.

O objetivo do estudo foi analisar a interação dos jovens nas redes sociais em torno do tema bebidas alcoólicas com foco em “consumo” e “impactos do consumo”. No primeiro caso, o Facebook foi a rede mais utilizada, já o segundo assunto teve mais destaque no Twitter.

Pare resumir o conteúdo do estudo criamos um infográfico que mostra, resumidamente, os resultados obtidos. Você confere ele abaixo e, se preferir, pode baixá-lo clicando aqui.

Infografico estudo comportamental

 

Posts Relacionados

Inscreva-se