Evite excessos para ter uma barba perfeita

Sonha em ter aquela barba de respeito? Listamos cinco dicas imperdíveis para você

 

Mesmo que muitos homens não admitam, eles têm investido cada vez mais na aparência. Basta notar a proliferação de barbearias vintage, penteados super estilosos, sem falar no aumento de demanda para maquiagem masculina e de tratamentos estéticos especialmente para eles. Resumindo: vaidade é sim coisa de homem.

Outra prova disso é a barba, o principal must have dos nossos tempos, seja entre adolescentes ou marmanjos experientes. Aparadas de um jeito cool ou tradicional, o importante é investir em certos cuidados e evitar excessos para mantê-la sempre linda. Anote as nossas dicas:

1- Evite o excesso de umidade. Após o banho, o ideal é secar bem a barba com toalha e, se possível, usar secador de cabelo. Locais frequentemente quentes e úmidos podem incentivar a proliferação de fungos e bactérias, causar alergias e prejudicar a aparência e saúde dos fios.

2-Não fique muito tempo sem aparar. Por mais que você sonhe com uma barba longa, é importante apará-la, pelo menos, a cada três semanas. Esse hábito ajudará no fortalecimento e crescimento uniforme dos pelos.

3-Lave bem, mas sem exagero. A barba acumula muitas impurezas e poluição e por isso é importante caprichar na hora do banho, mas não é necessário lavá-la várias vezes ao longo do dia, já que o banho em excesso pode estimular o ressecamento da pele e dos fios. Para deixá-la limpa, hidratada e brilhante é recomendado o uso de shampoos e hidratantes específicos para região.

4- Esfoliação só se for sem excesso. Esfoliar a pele é uma excelente dica para eliminar as impurezas, combater a oleosidade e vale, inclusive, para os barbados (sobretudo para quem mantém barbas mais rentes ao rosto). Ao eliminar as células mortas, o procedimento evita o nascimento de pelos encravados e estimula o crescimento de novos fios. Porém, não é indicado fazer a esfoliação por mais de duas vezes por semana, já que em excesso, ela pode ressecar demais a pele e deixá-la sensível.

5- Não exagere nos óleos hidratantes. Para deixar a barba mais uniforme e hidratada, o uso de óleos específicos é super indicado. Mas é importante não exagerar. Para uma barba de comprimento médio, aplique de duas a três gotas do produto na palma da mão, espalhe bem e passe uniformemente pelo comprimento dos pelos.

Gostou das nossas dicas? Se quiser contribuir com mais algum cuidado para deixar a barba perfeita é só comentar aqui.

Fontes: Com informações de Mens Lab, Manual do Homem Moderno, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Estadão.

Posts Relacionados

Inscreva-se