Excesso de autonomia pode ser perigoso

Pesquisadores afirmam que o sentimento de autossuficiência prejudica a manutenção de laços sociais, o que pode levar a depressão.

Autonomia significa ter capacidade de gerenciar a própria vida e tomar decisões independentes. Isso é bom e a característica é cada vez mais valorizada no mundo contemporâneo. Porém, estudiosos de uma instituição de pesquisa em Washington (EUA) alertam que, em excesso, a autonomia pode significar dificuldades em sentir gratidão, o que levaria a efeitos indesejáveis nas relações com consequências ligadas até a depressão.

A pesquisa, publicada na Cognition and Emotion, fez três diferentes estudos com 500 voluntários e concluiu que os indivíduos com maior autonomia valorizam menos o sentimento de gratidão. Segundo o coordenador do trabalho, o professor de psicologia Anthony Ahrens, a valorização em excesso da autonomia faz com que as pessoas acreditem que depender de alguém é ruim e a gratidão estaria ligada a essa dependência. Em alguns casos, os participantes teriam demonstrado uma sensação de que seria necessário sempre retribuir o favor que gerou o agradecimento.

Os pesquisadores alertaram que esse caminho pode ser perigoso, já que leva à perda ou enfraquecimento de laços sociais, o que está associado à depressão. “Uma pessoa que é mais autônoma pode interpretar mal um gesto bem-intencionado do seu parceiro e uma ação compassiva pode ser vista como intrusiva, em vez de apoio”, disse Ahrens. “Não há nada de errado com a autossuficiência e valorização da autonomia. A preocupação é em que medida isso poderia interferir com os processos que unem as pessoas?” disse em nota sobre o estudo.

Ele destaca que a gratidão está associada ao bem-estar físico e mental de acordo com várias pesquisas na área da psicologia. Assim, a autonomia é importante, mas precisa ser equilibrada com a capacidade de admitir a participação e a ajuda daqueles que nos cercam – e ser grata a eles.

E você? Tem dificuldades com a gratidão? Como lida com esse sentimento?

 

 

Posts Relacionados

Inscreva-se