Excesso de química no cabelo? Nunca mais!

Para ter o cabelo dos sonhos não é preciso passar por procedimentos químicos agressivos; listamos dicas para você realçar a beleza natural dos fios.

 

Curvas no lugar, pele linda, cabelo impecável. Mas o que seria “perfeito” para você? Por muitos anos determinados padrões estéticos reinaram absolutos e faziam com que a maioria dos mortais tivesse uma relação ruim com o espelho. Ainda estamos longe de alcançar a liberdade estética, mas questionamentos como esses são feitos com mais frequência e movimentos de valorização da beleza natural estão ganhando força, como é o caso da transição capilar.

A vantagem é que, acabando com o excesso de química nos fios, você reduz seus efeitos negativos, que podem ir de ressecamento até queda de cabelos em casos mais graves.  A tarefa, porém, não é das mais simples, principalmente para quem alisa os cabelos há muitos anos. O procedimento, que deixa a química alisante de lado, incentiva os cachos e a textura natural dos fios, sejam eles crespos, cacheados ou ondulados. É preciso ter força de vontade e muita paciência, mas garantimos que o resultado é incrível, afinal, nada melhor que ser você mesma.

Para quem está nesse processo ou quer aproveitar o ano novo para mudar o visual, listamos dicas quentíssimas. Veja só:

Conheça o seu cabelo e livre-se do excesso de química

Para ficar linda não é preciso passar por procedimentos químicos agressivos. O excesso de produtos para alisamento, chapinha e secador pode fazer com que seu cabelo fique elástico, opaco, quebradiço, além de provocar queda. O primeiro passo é conhecer o seu cabelo, se é grosso, fino, onde é mais oleoso ou ressecado, e usar os produtos certos para o tratamento (veja o cronograma de cuidados mais abaixo).

Tesoura é um santo remédio

Cortes periódicos são fundamentais para livrar-se das partes alisadas. Desapegue do comprimento, fique amiga da tesoura e faça cortes mensais para ir acostumando.

Saiba quando hidratar, nutrir e reconstruir

Aderir ao cronograma capilar é uma ótima alternativa para cuidar dos fios e realçar sua beleza natural. Entenda quais as necessidades do seu cabelo e combine os cuidados que devem ser feitos semanalmente, com um intervalo de 48 horas entre cada procedimento. Veja:

*A hidratação é a etapa mais básica e ótima para repor a água dos fios ressecados e com frizz. Escolha produtos com vitaminas, pantenol, aloe vera e frutas. O procedimento pode ser feito duas vezes na semana para qualquer tipo de cabelo.

*Já a nutrição é importante para repor o óleo de cabelos porosos, quebradiços e muito ressecados. Os produtos para nutrir normalmente têm óleo de abacate, de coco, jojoba, semente de uva ou manteiga de karité, cupuaçu, entre outros. Pessoas com cabelos lisos ou oleosos devem fazer no máximo uma nutrição por semana.

*E a reconstrução é a etapa que repõe a queratina do cabelo quebradiço, poroso, com queda e pontas duplas. Os produtos são ricos em queratina, aminoácidos e colágeno. É indicado um intervalo de 15 dias entre cada reconstrução, pois o excesso pode quebrar os fios.

Cuidados importantes na hidratação e pós-hidratação

Lave os cabelos com água morna ou fria (água quente resseca) e utilize condicionador após a máscara para fechar as cutículas dos fios e garantir mais brilho e maciez. Na hora de secar, nunca esfregue a toalha nos fios, aperte a toalha de forma delicada para evitar a quebra e frizz.

Gostou de nossas dicas? Se tiver um truque especial para deixar os fios lindos e naturais, compartilhe com a gente!

Fonte: com informações do portal Cacheia.com.

Posts Relacionados

Inscreva-se