Não dê férias para sua rotina sem excesso

Conquistar uma vida equilibrada não foi fácil. E não será agora, nas férias, que você vai chutar o balde, né? Acompanhe nossas dicas para aproveitar tudo com moderação.

Certamente este ano vai ficar na memória como um dos mais movimentados da vida. Não faltou dedicação, suor e concentração para eliminar cada uma das tarefas que se multiplicaram no seu colo. Trabalho de conclusão de curso, desafios do cargo novo na firma, metas pessoais de saúde e bem-estar. Ufa, você deu conta de tudo! Agora é comemorar as conquistas e curtir ao máximo o momento mais esperado de 2018: as férias.

Em meio a essa sensação boa de missão cumprida e planejamento do descanso, eis que surge uma pulga atrás da orelha. Foi tão duro construir sua rotina de moderação que você não quer, de jeito nenhum, colocar isso a perder. O que fazer então para aproveitar cada minuto das férias, mas mantendo os hábitos saudáveis cultivados nos 12 últimos meses? Basta não abrir mão do equilíbrio e aproveitar todas opções de diversão sem excessos.

Vamos te mostrar que as férias combinam sim com exercícios físicos, com alimentação balanceada, com bastante protetor solar e com consumo consciente de bebidas alcoólicas. Tudo, claro, sem sacrifício. Seguindo esse caminho, pode ter certeza que os dias de descanso vão ficar mais longos e prazerosos. Acompanhe nossas dicas:

Efeito pimentão não, protetor sim

Você ama sol e não vê a hora de retomar aquela cor do verão. Justo! Mas é bom lembrar que nesta época do ano o filtro solar é indispensável. Mesmo que você não esteja na praia, é fundamental proteger o rosto e o corpo (use produtos com FPS 30 para cima, 30 minutos antes de sair de casa), e não abra mão de roupas leves e acessórios que são uma barreira física contra o sol como boné ou chapéu.

Prolongue seu bem-estar com comidas leves

Faça as contas: os minutinhos de prazer da comilança valem a sensação de peso no estômago e na consciência? Claro que você não precisa passar as férias inteiras comendo só salada, mas o ideal é não fugir muito da sua rotina de alimentação para seu corpo não reclamar. Tire um momento no dia para comer o que está com vontade, mas sem exageros, e mantenha uma dieta leve nas outras refeições. Isso fará a sensação de disposição do seu corpo se prolongar. Uma boa dica é apostar em alimentos naturais e fugir dos industrializados.

Exercícios pra descansar a mente e energizar o corpo

Tem coisa melhor que se exercitar sem pressa? Essa já é uma das grandes vantagens de manter sua rotina de atividades físicas durante as férias, sem aquela agenda de compromissos martelando a sua cabeça. O que não falta são opções legais para você se movimentar. Dá pra nadar na praia, na cachoeira, na piscina; dar um volta a pé ou de bike à beira mar, pelas trilhas do campo ou nos parques. Que tal subir a pé aquele mirante com a vista mais linda da cidade? Não importa onde você está, o ideal é escolher o exercício que você mais gosta para descansar a mente e recarregar as energias.

Brinde bom é com moderação

Brindar os momentos especiais durante as férias é super legal, mais ainda se for com moderação para guardá-los por muito tempo na memória. Para manter o bem-estar do seu corpo, consuma bebidas alcoólicas sempre sem excesso e acompanhadas de bastante água. Continuar, mesmo nas férias, seguindo as orientações da OMS sobre a quantidade de doses é fundamental para garantir que o prazer do brinde não se transforme em dor de cabeça no dia seguinte.

Beba bastante água e se sinta mais leve

A garrafinha de água que você leva pra cima e pra baixo na faculdade, trabalho, academia etc,
não deve ser deixada de lado nas férias. Por mais que você esteja empolgado com tanta coisa legal pra fazer, a água continua sendo sua bff. Ela preserva a saúde, ajuda na digestão, melhora o intestino, desincha, te faz se sentir mais leve. Ou seja, é a parceria ideal pra curtir tudo com a disposição lá no alto.

Não abra mão do sono

Dormir pouco pra aproveitar o tempo livre? Fuja desse raciocínio! Para descansar o corpo e a cabeça são necessárias de oito a sete horas de sono por dia, inclusive nas férias. Mantenha sua rotina de sono e tente seguir, inclusive, os horários que costuma ir pra cama. Claro que você pode alterar uma horinha ou outra, mas isso fará com que seu organismo não se confunda e renda muito mais.

Caso você não tenha levado uma rotina muito equilibrada neste ano, como boa parte dos brasileiros, siga as dicas acima para começar 2019 com o pé direito!

Fonte: com informações da Associação Brasileira de Nutrição e revista Veja

Posts Relacionados

Inscreva-se