Gestação sem bebidas alcoólicas

Uma gestação saudável é possível e o Sem Excesso dá mais uma dica de como alcançar o equilíbrio nessa fase da vida.

Saúde e equilíbrio é o que grande parte das pessoas busca para alcançar plenitude e bem-estar. Alguns momentos da vida, porém, requerem mais cuidados para que esse objetivo seja atingido. A gravidez é uma dessas fases, já que a mulher precisa evitar os excessos pelo bem de duas pessoas: ela e o bebê que virá em breve.

Para o bem de ambos, um dos hábitos que deve ser suspenso durante a gestação é o de ingerir bebidas alcoólicas, mas uma em cada 13 mulheres no mundo não segue essa recomendação, segundo levantamento recente do Centro de Estados sobre Saúde Mental e Dependência (CAMH, na sigla em inglês), instituição canadense. Entenda porque você deve evitar fazer parte dessa estatística.

Inúmeros estudos apontam para o aumento das chances de os bebês desenvolverem algum problema caso suas mães tenham bebido durante a gravidez. De má-formação física a doenças neurológicas, esse conjunto de problemas ficou conhecido como Síndrome Alcoólica Fetal. Nem todos os casos em que a gestante ingere algumas doses leva à Síndrome, mas não se sabe se há dosagens ou períodos seguros para o hábito. Por isso, os médicos recomendam a suspensão dos brindes alcoólicos durante esse período. A Sociedade de Pediatria de São Paulo já fez uma campanha nesse sentido (http://www.semexcesso.com.br/gravidez-sem-bebidas-alcoolicas/?cat=9 )

Segundo o levantamento feito no Canadá, porém, oito em cada 1.000 crianças têm problemas relacionados com a não obediência à essa norma. No Brasil, o índice é ainda maior e atinge 12 em cada mil crianças. Vamos reduzir essas estatísticas? Ajude a conscientizar as amigas que resolveram engravidar. Aliás, esse é um ótimo período para incluir vários hábitos saudáveis na rotina! Já demos algumas dicas sobre isso (http://www.semexcesso.com.br/enjoo-na-gravidez/ ) e a regra de ouro continua válida: sem excessos, alcançamos o equilíbrio.

Fonte: Com informações do Jornal Folhas de S. Paulo.

Posts Relacionados

Inscreva-se