Cervejas e combinações

Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente seis mil anos, feita por Sumérios, povo que vivia na região da Mesopotâmia e lugar onde havia muita cevada selvagem. A bebida fermentada a partir dos cereais caiu no gosto dos Sumérios, que com o passar do tempo, destinavam a produção para as “casas de cerveja”. Naquela época, a bebida era escura e forte. Foi no Império Romano que a cerveja se expandiu, conquistando gostos por todos os continentes.

Na gastronomia, assim como outras bebidas alcoólicas, a cerveja é utilizada como ingrediente e também como uma boa acompanhante de pratos. No primeiro caso, serve como base de molhos para marinar, encorpar e incrementar deliciosas receitas, incluindo doces. Como acompanhante, seus diversos tipos harmonizam com carne bovina e suína, aves, peixes, frutos do mar, massas e sobremesas.

Especialistas em cerveja, ou cervejeiros, ensinam que a harmonização é um conjunto de técnicas. A de semelhança busca aromas parecidos do alimento e da bebida; a do contraste é justamente o inverso, como acidez versus amargor; e o de corte, quando a bebida “limpa” a boca de alimentos mais gordurosos, como carnes para churrasco. O importante é sempre buscar equilíbrio dos sabores e a melhor experiência gastronômica, degustar cada gole e beber com responsabilidade, sem exageros.

Algumas dicas de harmonização do Sem Excesso:

Carne de churrasco – Pale Ale, IPA, Stout ou Porter

Frango frito – Witbier ou Hallertau Mosaic Pilsner

Frango com molho agridoce – Weissbier

Frango com curry – Pilsen

Comida mexicana – Pilsen

Costela suína – Rauchbier alemã

Arroz feijão e bife – Vienna Lager

Camarão grelhado – Witbier

Frutos do mar – Pilsen

Hamburguer bovino – Pale Ale

Queijos de sabor mais intenso, com mais tempo de maturação – Stout ou Porter

Pavê – cerveja belga Dubbel

Torta de limão – Tripel

Referências

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/a-cerveja-ideal-para-harmonizar-com-cada-tipo-de-carne/

http://chefcomcerveja.com.br/harmonizacao/

https://www.institutodacerveja.com.br/blog/n121/harmonizacoes/com-o-que-combina-aprenda-a-harmonizar-as-cervejas-escuras

Posts Relacionados

Inscreva-se