Pelo mundo: com que idade posso consumir bebidas alcoólicas?

>As regras para consumo de bebidas alcoólicas são diferentes em cada país. Conheça alguns dessas leis e prepare-se para beber sem excesso nas suas férias.

Você está de malas prontas para uma tão aguardada viagem de férias. Já aprendeu as palavras mais importantes no idioma do país que vai visitar, já que decidiu em quais cidades quer passar. Agora só falta uma coisa: conhecer a legislação local sobre bebidas alcoólicas para a festa (e a viagem) não acabarem em conflitos com as regras de cada lugar, né? Nós te damos as informações mais importantes sobre alguns dos destinos comuns para viagens abaixo.

Vamos começar pela União Europeia. No continente, não há uma regra única. A idade mínima para consumir bebidas alcoólicas varia a depender do país e até do grau alcoólico das bebidas. Na maioria dos países europeus, não tem conversa: é só aos 18 anos que os jovens podem começar a consumir bebidas alcoólicas – a regra serve, por exemplo, para a França, a Itália, a Espanha e a Inglaterra. Nesse último, porém, jovens de 16 e 17 anos podem beber vinho ou cerveja junto com as refeições em restaurantes e hotéis, desde que estejam acompanhados por adultos.

A Irlanda, por sua vez, não determina a idade mínima para o consumo. Ah! Mas nada de achar que está tudo liberado na Irlanda, hein? Cada cidade pode determinar suas regras para consumo de bebidas em vias públicas e na capital, Dublin, isso é proibido. Se te pegarem com o copo na mão passeando por parques ou avenidas, você poderá levar uma alta multa.

Essa regra não é incomum. Em outros países, como a Holanda, também é assim. E não é só na Europa que isso acontece. Até nosso vizinho Chile adota essa determinação: beber, só em locais fechados. E já que estamos agora na América, vale ressaltar a idade mínima na maioria dos países do continente é de 18 anos, seja na porção sul – como Argentina, Uruguai e Colômbia – ou mais para o norte, como México.

Mais acima ainda, a regra muda. Nos Estados Unidos, apenas aos 21 anos o consumo de bebidas alcoólicas é permitido. No Canadá, em algumas províncias, como Ontário, é preciso ter 19 anos, enquanto em outras, como Quebec, aos 18 anos o consumo já está liberado. Em ambos os países, em quase todas as cidades também é proibido beber em vias públicas – o transporte das garrafas deve ser feito com elas totalmente vedadas.

A regra também vale em um continente longe daqui, a Oceania. Na Nova Zelândia e na Austrália, beber na rua nem pensar. Nos dois países, a idade mínima para o consumo é 18 anos. Já nos países asiáticos, as regras variam. Enquanto no Japão a idade mínima é 21 anos, na Tailândia, por exemplo, é 18. Mais um detalhe: nos feriados tailandeses, em geral ligados à religião budista, é totalmente proibido beber. Vale sempre lembrar: seja em um local aberto ou fechado, o importante é beber sem excesso.

Aliás, lembre-se que em alguns países, consumir bebidas alcoólicas é totalmente proibido. É o caso, por exemplo, da Arábia Saudita, do Irã e da Líbia. Neles, as bebidas são vetadas para os moradores e aos estrangeiros são abertas poucas exceções: podem beber, a partir dos 21 anos, em locais específicos, como hotéis internacionais.

Enfim, as leis são muito variadas e vale sempre conferir os detalhes do país para o qual você vai viajar. E, seja onde estiver, duas regras de ouro devem ser lembradas. A primeira é que beber, só com moderação. E a segunda é que bebida e direção não combinam nunca!

Fontes: com informações do portal da European Union Agency for Fundamental Rights; do relatório Eyes on Ages, elaborado pela União Europeia

Posts Relacionados

Inscreva-se