Insegurança no trabalho atrapalha o crescimento profissional

Enfrentar um novo desafio profissional é sempre fonte de incertezas. Veja nossas dicas para não deixar a insegurança atrapalhar sua ascensão

Um emprego novo ou uma promoção na carreira carregam consigo a alegria da conquista e, para alguns, a insegurança com as novas responsabilidades. Esse sentimento é normal até o limite em que começa a te atrapalhar impedindo que expresse suas ideias e mostre seu melhor. Em excesso, os receios podem se tornar falta de autoconfiança. Se é esse seu caso, é hora de começar a encarar a nova fase de uma maneira mais saudável.

Caso o que está te desestabilizando seja a aproximação de uma nova etapa da vida profissional, a primeira coisa que precisa fazer para superar os medos é reconhecer o terreno. Por exemplo: caso esteja prestes a encarar um novo emprego, busque entender o ambiente em que vai entrar. Do dresscode utilizado pelos novos colegas aos principais objetivos da nova empresa. Tente ter o máximo de informações possíveis. Leia notícias sobre o setor em que trabalha, conheça os concorrentes e as novidades do mercado.

Mas cuidado: não transforme todas as informações que conseguiu em arrogância. Quem já está lá há mais tempo que você certamente terá o que ensinar. Então, observe e pergunte sempre que julgar necessário. Mesmo que tenha chegado para chefiar os antigos funcionários, não tenha medo de demonstrar interesse pelos conhecimentos deles. Eles sentirão que suas experiências estão sendo valorizadas e podem se tornar seus parceiros. Fez tudo isso, mas ainda se sente inseguro? Então veja outras dicas:

Pergunte, mas não em excesso

Acabamos de dizer que você deve questionar os novos colegas de trabalho para conhecer o ambiente. Sim, isso é verdade, mas seja moderado para não atrapalhar o ritmo de trabalho de quem está ao seu redor. Caso tenha muitas perguntas, escreva todas elas e marque um horário com alguém para perguntar tudo de uma vez.

Mostre seu melhor, mas não acelere

Você está cheio de gás e novas ideias. Isso é ótimo. Mas não queira revolucionar o novo emprego logo no primeiro dia. Lembre-se: por mais que certos processos pareçam contraprodutivos para você, eles foram criados por alguma razão. Então entenda esses motivos antes de sugerir mudanças. Em resumo: seja proativo, mas sem exagerar nos passos.

Seja empenhado, mas mantenha o equilíbrio

Além de cumprir os horários combinados e fazer o seu melhor na rotina do novo trabalho, outro passo fundamental é se preparar. Você identificou seus pontos fracos e busca superá-los com cursos e leituras. Tenha certeza de que isso será valorizado, mas cuidado para não se boicotar com excesso de atividades. Você precisa descansar e ter momentos de lazer. Para manter o ritmo, é preciso ter equilíbrio nas atividades diárias e semanais.

Durma e divirta-se

A ansiedade não tem te deixado descansar? E o que faz para resolver o problema? Pode ser que recorra a bebidas alcoólicas. Esta prática realizada sem moderação pode, muitas vezes, te prejudicar, então a dica é: não abuse! É bom lembrar também que remédios só devem ser ingeridos com prescrição médica. Atividades físicas e alimentação saudável, por sua vez, podem ajudar.

Caso siga todas as dicas e ainda esteja paralisado com a insegurança, busque ajuda de um especialista. Algumas empresas têm setores de RH eficientes para esse tipo de orientação. Se não for o caso da sua, procure um psicólogo externo. Só não vale deixar os medos atrapalharem seus momentos de sucesso.

E você? Que faz para seguir em frente quando se sente inseguro?

Fontes: Revista Exame e Portal do Instituto Brasileiro de Coaching

 

 

Posts Relacionados

Inscreva-se