Jogo de futebol não combina com ressaca

Veja as nossas dicas para curtir a fase final do maior torneio de futebol do mundo com moderação e evitar a dor de cabeça da ressaca no dia seguinte

Muito mais que um torneio esportivo, o mundial de futebol representa a união de duas grandes paixões nacionais: festa e futebol. Há quem conte os dias para sua chegada, outros vão no embalo, difícil é  achar alguém que não se renda à TV na hora dos jogos (se for Brasil em campo ou não) e aos clássicos brindes que costumam acompanhar as partidas (e logo em seguida aparece a ressaca). Prova disso é que as maiores redes de supermercado do país registraram aumento de 50% na venda de bebidas alcoólicas, de acordo com pesquisa realizada pela equipe de reportagem do jornal Extra.

Mas você que faz parte desse time, não vai querer escorregar nos excessos e ser derrotado pela ressaca no dia seguinte, certo? Para evitar que isso aconteça, acompanhe as nossas dicas:

Coma bem e prefira alimentos integrais

Vai assistir aos jogos e sabe que será inevitável fazer alguns brindes? Faça uma boa refeição antes de sair de casa e dê preferência aos alimentos integrais. Por levar um tempo maior de digestão, pães, arroz e massas feito de grãos integrais ajudam a proteger a mucosa do estômago e a fortalecer o organismo evitando possíveis indisposições como acidez estomacal, enjoo ou diarreia.

 Escolher só um tipo de bebida não ameniza a ressaca

Muitas pessoas acham que o mal-estar no dia seguinte está ligado à mistura de vários tipos de bebidas alcoólicas. Pura enganação. Segundo o médico Drauzio Varela, a ressaca está associada ao consumo excessivo e não à mistura entre tipos diferentes de bebidas. Para não haver prejuízos à saúde, ele aconselha seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) – no máximo três doses diárias de bebidas alcoólicas para homens e duas doses para mulheres.

Hidrate-se

Faça do copo d’água seu parceiro de jogada. Além de hidratar o organismo, ela ajuda no processamento das bebidas alcoólicas pelo fígado. O ideal é intercalar os drinks com um copo de água. Por exemplo: ao ingerir uma dose de bebida alcoólica beba a mesma quantidade de água na sequência.

Cuidado com os remédios que prometem curar a ressaca

À base de substâncias analgésicas, esses medicamentos ajudam a diminuir os sintomas, mas não os danos ao organismo. Pelo contrário, se usados sem a orientação de um médico eles podem irritar o estômago, o intestino e o fígado. É importante ficar atento a qualquer sintoma de incômodo e antes de comprar medicamentos procure orientação do seu médico.

Descanse

Corpo e cabeça descansados é quase um sinônimo de organismo fortalecido. Vai passar o dia seguinte assistindo aos jogos e consumindo uma ou outra dose de bebidas alcoólicas? Para se sentir zero bala após as partidas, durma de 7 a 8 horas na noite anterior.

Moderação é a atitude-chave

Quer uma dica infalível para evitar a ressaca? Consuma bebidas alcoólicas sem excesso. Assim você vai conseguir muito mais disposição para aproveitar todos os lances da copa. Para evitar riscos à saúde, reforçamos as orientações da OMS: no máximo três doses diárias para homens e duas doses para mulheres.

Fonte: Portal Drauzio Varela e jornal Extra.

 

Posts Relacionados

Inscreva-se