Como aproveitar os jogos de futebol em equilíbrio

Sim, é possível aproveitar o mundial de futebol sem jogar a dieta e as atividades físicas para escanteio. Acompanhe as nossas dicas e curta o torneio com equilíbrio

Feriados cívicos ou religiosos, carnaval, fim de ano. Tudo é motivo de festa para o brasileiro e agora não seria diferente. O mais famoso campeonato futebolístico do mundo envolve até mesmo quem não é tão fã da redonda. Expediente de trabalho reduzido por causa dos jogos, escolas, comércio e serviços funcionando em esquema especial. Cá pra nós, a rotina da maioria das pessoas muda durante o torneio e não seria diferente com você, não é?

E sabemos como é difícil conter os excessos, sejam as faltas na academia, o consumo de bebidas alcoólicas, de petiscos gordurosos, a perda de concentração no trabalho e por aí vai. A boa notícia é que com alguns cuidados dá sim para curtir sem dor na consciência. Veja as nossas dicas:

Trabalho e jogos: fique atento às regras da firma

A semana está atarefada, mas você não quer perder as partidas decisivas da mundial? Muitas empresas oferecem espaço para os jogos, que podem ser usados em intervalos determinados. Mas se não for o seu caso, o ideal é conversar com o seu gestor e negociar o que pode ser feito em relação ao expediente. Entrar mais cedo ou sair mais tarde para compensar é uma alternativa, dependendo das regras da empresa. Em alguns casos é permitido que a funcionário leve um computador para o escritório e veja as partidas, mas é importante não esquecer que você está no ambiente de trabalho e não na sala da sua casa. Discrição é fundamental para não atrapalhar os colegas. E lembre-se que o importante é entregar o trabalho em dia e manter o foco nas atividades.

Não é preciso faltar à academia, basta reorganizar a agenda

O primeiro passo é ter em mãos o calendário dos jogos. Marque todos que você quer assistir e reordene os dias e horários para os treinos. Como em julho os jogos durante a semana ocorrem no fim da manhã e à tarde, o mais indicado é acordar bem cedo e ir à academia antes do trabalho. Sabemos que madrugar é difícil, mas pense nas vantagens que isso pode trazer: exercitar-se pela manhã estimula a concentração e ainda dá mais energia para o restante do dia.

Invista em snacks saudáveis e gostosos

Aqui vale a máxima da substituição. Está no bar com os amigos? Não precisa se jogar na batata frita e nos bolinhos empanados, né? Prefira os queijos, carpaccios, espetinhos de carne, caldos que venham acompanhados com pão. Vai ser reunir na casa dos amigos? Evite o excesso de salgadinhos industrializados, salaminhos e outros embutidos. Coloque pra jogo a pipoca (sem manteiga), castanhas, queijos, legumes assados (basta fatiá-los e assar no forno com sal) ou faça uma guacamole (super prático, apenas misture abacate, cebola, tomate e temperos!).

Brinde bom é sem excesso

E na comemoração do gol, como fica? Se optou por consumir bebidas alcoólicas durante os jogos de futebol, fique atento às doses recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (3 doses diárias para homens e duas para mulheres). Além disso, tenha sempre um copo de água ao seu lado. Para cada dose de bebida alcoólica, o ideal é ingerir um copo de 300 ml de água. Assim você curte os jogos sem dor de cabeça no dia seguinte.

Fonte: Revistas Exame e Saúde é Vital!

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