Livre-se do tech neck

Usa o celular em excesso? Fique atento aos danos que esse hábito pode causar a sua saúde.

 

O despertador tocou, pausa para ver as primeiras notificações do dia. No trajeto da faculdade, pausa para fazer um stories. Meio da manhã, almoço, intervalo da tarde, jantar e antes de dormir, pausa para trocar mensagens. Quase um BFF, o celular está cada vez mais atrelado à nossa vida social, pessoal e profissional. Acompanhando o crescimento desse hábito, aumenta também a lista de desvantagens relacionadas ao uso do aparelho, como o tech neck, ou pescoço tecnológico.

Causado pela inclinação excessiva do pescoço para baixo, o tech neck é um problema que pode levar à flacidez da região entre o queixo e pescoço e à formação da famosa papada. Segundo estudos da Global Mobile Consumer Survey, como os músculos humanos são “modeláveis”, passar muito tempo curvado pode causar a deformação do tecido adiposo da região do queixo.

Ao abaixar para mexer no smartphone, a cabeça fica em um ângulo de 60o, o que faz com que o peso dela passe de 7 quilos para 27 quilos, ocasionando não só o tech neck, mas outros danos no pescoço e coluna, explicou o médico Charles Oliveira, em entrevista ao jornal O Globo, durante o 4º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também chama atenção para o distúrbio que não é só estético. Segundo a entidade, problemas de coluna e dores ligadas ao uso exagerado de dispositivos móveis já são considerados uma epidemia global. Enquanto a média mundial de dor crônica atinge 35% das pessoas, no Brasil os dados são mais preocupantes, já que esse número cresceu para 37%.

Se identificou com algum desses problemas? Quer evitar o tech neck? Veja a lista de cuidados que preparamos para você:

Levante a cabeça. O ideal é que o maxilar forme um ângulo de 90o com o pescoço. Ao invés de se abaixar para olhar o celular, levante o aparelho na altura de seu rosto.

Alongue-se. De duas a três vezes por dia, faça movimentos de alongamento para o pescoço. Levante a cabeça, olhando para o teto, e volte à posição de 90 graus. Repita o movimento por 10 vezes.

Fortaleça seus ombros. Exercícios de pilates e ioga são excelentes para fortalecer os ombros e a região da cervical. Músculos fortes são menos suscetíveis a problemas de postura e dores.

Caminhe. Caminhada, corrida e outras atividades aeróbicas, se praticadas com frequência, ajudam a melhorar a postura e a evitar problemas como o tech neck.

Liberte-se. É inegável que o celular é fantástico, mas que tal usá-lo sem excesso? Prestar mais atenção ao seu redor, conversar mais com os amigos e com a família é algo insubstituível.

Por último, mas não menos importante, se você sente dores fortes na região do pescoço e cervical, procure um médico especialista. Só ele terá condições de avaliar sua necessidade.

Fonte: com informações da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor e do jornal O Globo.

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