Mitos e verdades sobre lentes de contato

Usar lentes de contato em excesso dá dor de cabeça? É importante lavá-las todo dia? Entenda o que representa ou não um excesso no uso de lentes

 De uns tempos para cá você tem notado sua visão menos nítida que de costume, precisa fazer um esforço extra para ler ou ver TV. Procurou um oftalmologista e não deu outra: saiu do consultório com uma receita de óculos. O porém é que você não é nem um pouco simpático ao acessório (por mais tendência que ele seja) e decidiu recorrer às lentes de contato. Mas só de pensar nisso as dúvidas começam a brotar: será que incomoda? Passar muitas horas com as lentes pode ser ruim para a saúde? Tenho que lavá-las todo dia? Se essas são apenas algumas das suas dúvidas, não se preocupe. Fizemos um post especialmente para você com uma lista de mitos e verdades sobre as lentes. Acompanhe.

Passar mais de cinco horas com a lente é um excesso perigoso. MITO

Não há um número exato de horas permitidas para o uso de lentes de contato, isso vai depender de cada organismo. A maioria dos fabricantes indica uso contínuo, mas retirá-las na hora de dormir é fundamental.

 É importante lavar as lentes diariamente. VERDADE

O indicado é higienizá-las, assim como o estojinho das lentes, pelo menos uma vez por dia. O ideal é usar a solução multi uso que vem junto com a lente. Nunca lave-as com água para evitar contaminações. Também não é adequado usar soro fisiológico na limpeza.

Não há problema em compartilhar a lente com o amigo. MITO

Os fabricantes das lentes de contato destacam que esse é um dos principais problemas no uso de lentes, já que o hábito pode favorecer a transmissão de bactérias, infecções e alergias. Segundo eles, as lentes não devem ser compartilhadas de jeito nenhum.

 Usar lente em excesso dá dor de cabeça. MITO

Raramente o uso prolongado de lente de contato gera dores de cabeça. O que pode ocorrer é a lente não estar adequada ao problema de visão. Por isso é importante consultar um oftalmologista sempre que sentir algum incômodo.

Dormir com lente não é uma boa ideia. VERDADE

Não é indicado dormir com as lentes de contato porque com os olhos fechados durante muito tempo há um bloqueio na troca de oxigênio, o que pode gerar riscos de irritações ou infecções.

Guardar as lentes na água é uma boa alternativa. MITO

As chances da água conter algum tipo de protozoário ou ameba é grande e isso pode contaminar a lente e gerar irritações ou infecções. O indicado é guardá-la na solução multi uso.

Tem mais alguma dica sobre uso de lentes de contato? Compartilhe com a gente!

Fonte: com informações da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec)

Posts Relacionados

Inscreva-se