O que as redes sociais dizem de você?

Excesso de fotos com bebidas alcoólicas nas redes sociais pode ser indicativo de que a pessoa tem tendência a ingerir esses líquidos em excesso.

Postar nas redes sociais muitas fotos e comentários que envolvam bebidas alcoólicas pode ser um indicativo poderoso de jovens propensos a exagerarem no hábito de ingestão dessas bebidas. Essa foi a conclusão de um estudo realizado em conjunto pelas universidades de Ohio e da Carolina do Norte, ambas localizadas nos Estados Unidos. Os autores acreditam que conhecer padrões que possam ajudar na identificação de grupos de riscos pode ajudar na construção de políticas de combate aos excessos nos hábitos relacionados ao álcool. Para eles, as redes sociais podem ser um instrumento poderoso para isso.

A pesquisa envolveu 364 estudantes universitários, todos maiores de 18 anos e com alta atividade na internet, que responderam perguntas relacionadas, por exemplo, ao consumo de bebidas alcoólicas e às motivações para o uso. Lynsey Romo, um dos pesquisadores, afirmou que aqueles que fazem excessivas postagens relacionadas ao hábito possuem o que eles chamaram de “identidade alcoólica”, ou seja, acreditam que esse comportamento é parte essencial e formadora da sua identidade.

O trabalho sugere que os jovens com essa característica tendem a ter problemas como atrasos e faltas em aulas ou trabalhos por causa do excesso na ingestão de bebidas alcoólicas. “Esperamos que essas descobertas ajudem a criar políticas de intervenção voltadas para as populações com maior risco de abusarem, especialmente estudantes com forte identidade alcoólica”, afirmou Charee Thompson, outro autor do estudo. Esse também pode ser um bom indicativo para que pais e amigos possam reconhecer que alguém próximo está com problemas e ajudar em sua superação.

O Sem Excesso tem um estudo sobre a relação das redes sociais com bebidas alcoólicas, que você confere clicando aqui.

E as suas redes sociais? O que elas dizem de você?

Posts Relacionados

Inscreva-se