Operação Balada Segura do DETRAN do RS é um sucesso

Campanha educativa nas proximidades de bares minimizou a autuação dos motoristas por dirigirem sob efeito de bebidas alcoólicas.

O Departamento de Trânsito (DETRAN) do Rio Grande do Sul inovou ao optar pela educação ao invés de focar apenas na punição para reduzir o número de motoristas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas. A iniciativa é realizada em parceria com Brigada Militar, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.

“O objetivo maior não são as punições, mas sim a conscientização dos motoristas. O projeto é rigoroso, mas de forma bastante educativa. Ele está sendo praticado para mudar o comportamento das pessoas” explica o coordenador da Balada Segura pelo DETRAN/RS, Adelto Rohr. “É importante lembrar que o uso do cinto de segurança, não falar ao celular enquanto está ao volante ou não exceder na velocidade são regras de preservação da vida tão importantes que precisam ser alertadas tanto quanto os perigos de dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas”, ressalta.

Em vigor desde fevereiro de 2011, a Operação Balada Segura visita bares e casas noturnas próximas aos locais onde são instalados pontos de fiscalização para orientar e sensibilizar os condutores. Já nas blitze propriamente, são checados os documentos, verificadas as condições dos veículos, além de orientar sobre segurança de todos os itens, incluindo o consumo consciente de bebidas alcoólicas. Se necessário, os motoristas são submetidos ao exame do bafômetro, podendo ser autuados ou não.

Após um ano do projeto, dos 92% condutores que fizeram o teste de alcoolemia nas blitze, 95% estavam abaixo da penalidade e seguiram adiante dirigindo seus automóveis. Estes números só comprovam que fiscalização com ênfase na educação pode mudar a conduta das pessoas.
Os bons resultados contribuíram para ampliar a Operação Balada Segura, que já chegou a mais dois municípios próximos a Porto Alegre e, no verão, tornou-se itinerante pelo litoral do Estado. Até o final de 2012 será implantada em mais 10 municípios e até 2014 serão 40 no total. Há ainda um projeto de Lei na Assembleia Legislativa para tornar a Balada Segura uma política de Estado permanente.

Posts Relacionados

Inscreva-se