Beleza real e com saúde

Corpo ideal, pele dos sonhos e outros padrões de beleza têm sido cada vez mais desafiados. Isso é excelente, só é preciso ter cuidado para não chutar o balde e cometer excessos

O processo de paz com o espelho foi demorado, mas felizmente você não se incomoda mais com as curvas abundantes do seu corpo. Culote, barriguinha, celulite, espinhas e estrias não são motivos para ficar em casa ou se esconder nas fotos. Tudo isso está à mostra, e o melhor, sem grilos. Deu vontade de comer doce, fast-food ou virar a noite em uma festa regada a muita curtição? Você vai em frente, extremamente confiante, e sem culpa. É aí que mora o problema.

Acreditar em seu potencial sem se ligar a padrões estéticos é maravilhoso. O porém é que não dá para usar a autoestima elevada como desculpa para chutar o balde e mergulhar em excessos que prejudicam sua saúde. Esse, inclusive, é um dos objetivos de dois movimentos de valorização da beleza real: o Body Positive e o Acne positive. Além de enaltecerem corpos e peles comuns (e imperfeitos), eles destacam a importância da autoestima, de uma vida saudável e sem excessos. Tudo a ver com a gente, não é?

Inspirados pelos adeptos desses movimentos cada vez mais presentes nas redes sociais,  esclarecemos que é superlegal valorizar suas características pessoais, seja a pele imperfeita ou as curvas extras, mas sem deixar de lado os cuidados com a saúde. Acompanhe:

Curvas generosas e saudáveis

Aceitar e gostar de suas curvas não tem nada a ver com apologia à obesidade. Ainda mais agora que você se libertou dos padrões de beleza para viver com mais liberdade, não vai comprometer a saúde com excessos de todo tipo, né? Diversas pesquisas apontam que exageros na alimentação, sedentarismo e consumo desregrado de bebidas alcoólicas aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrame e câncer. Então fique atento aos exageros e não deixe de consultar seu médico e fazer exames regulares para checar a pressão arterial, índices de colesterol, entre outros.

*Dica de cuidado: para se livrar dessas ameaças e manter o vigor do seu corpo, não abra mão de um cardápio variado que inclua vegetais de todo tipo, cereais integrais e proteínas. A prática frequente de atividades físicas também é fundamental. Escolha algo que você goste (bicicleta, caminhada, pular corda etc) e exercite-se pelo menos três vezes por semana.  Outro ponto importante: não exagere nas bebidas alcoólicas. Para um consumo saudável, siga aqui as recomendações da OMS.

Pele imperfeita, mas bem cuidada

Acne insistente, estrias, celulite, manchinhas do tempo. Bem diferente do que pregam as campanhas publicitárias, essas são características de muitas peles e os adeptos do Acne Positive sabem bem disso. Mas não ter vergonha das imperfeições não significa renunciar aos cuidados com a saúde da cútis, ok? Cuidar de você e entender as necessidades de sua pele vão contribuir ainda mais para sua autoestima. Não deixe de consultar um dermatologista e conhecer rotinas de cuidado indicadas para você, incluindo limpeza frequente (antes de dormir principalmente), tonificação, hidratação e proteção solar.

*Dica de cuidado: já que você não vê necessidade em esconder suas imperfeições com maquiagem ou looks que não mostrem a celulite, que tal usar o tempinho que sobrou para relaxar e se dedicar a você? Para incrementar esse momento, uma boa dica é usar máscaras faciais e óleos de massagem corporal. Com vários benefícios para a saúde de sua pele, eles têm função relaxante e dão uma renovada na cútis.

Fonte: jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Posts Relacionados

Inscreva-se