Para ver mais e melhor

Quais excessos devem ser evitados na juventude para que a saúde dos olhos não seja comprometida? Veja as nossas dicas

O celular desperta, é hora de acordar e dar aquela checada básica nas mensagens. No caminho do colégio, uma pausa para ver as Stories do Instagram. Na sala de aula e no estágio, não dá para desgrudar do notebook, seu fiel escudeiro. Chegado o esperado momento do descanso, nada melhor que uma partida de videogame para relaxar, mas poucos minutos se passam e seus olhos estão ardendo e lacrimejando de cansaço. No mundo de hoje, cuidar da visão é um verdadeiro desafio.

Como passamos cada vez mais tempo colados aos dispositivos móveis e à televisão, forçamos mais os olhos (por causa da luz emitida por esses aparelhos), piscamos menos e focamos a vista por um tempo muito longo em distâncias curtas. A boa notícia é que tomando certos cuidados e evitando alguns excessos na juventude, é possível enxergar bem e por muito mais tempo. Confira cinco dicas incríveis!

Passa o dia na frente do pc? Faça pausas

 Se você mantém os olhos focados em distâncias curtas praticamente o dia todo, estabeleça um momento de intervalo, pelo menos a cada hora. O exercício é simples: apenas olhe ao longe por alguns minutos, sem focar em nada particular. Todos precisam oferecer o maior número de estímulo aos olhos, sejam de longas ou curtas distâncias, principalmente crianças e adolescentes.

Tente não coçar os olhos

Sabemos que quando bate o cansaço é quase impossível resistir ao impulso de coçar os olhos. Mas é importante evitar esse hábito, pois esfregar os olhos com frequência pode gerar lesões oculares devido à pressão exercida. Outro problema está relacionado às bactérias das mãos, que levadas aos olhos podem causar conjuntivites e outras infecções.

Pisque mais e mais

É um hábito super simples e que faz um bem danado para a visão. Piscar lubrifica as córneas, evitando ressecamento, ajuda a combater irritações, e ainda auxilia no combate à vista cansada. O ideal é piscar sempre ao longo do dia e se possível fazer intervalos a cada hora para olhar ao longe  e piscar várias vezes consecutivas.

Capriche no banho

Pelo menos uma vez por dia, os olhos devem ser bem higienizados para remover as secreções e impurezas de maquiagem e poluição. Os especialistas recomendam cremes de limpeza adequados para a região e o uso de hastes flexíveis para remover a sujeira dos cantinhos. É importante enxaguar bem para não deixar resquícios dos produtos.

Coma mais peixe e evite o excesso de açúcar

É isso mesmo! Certos alimentos, o peixe é o melhor exemplo, são ótimos para prevenir doenças graves, como a degeneração macular (que pode provocar cegueira) e outros, como o açúcar, podem prejudicar a saúde dos olhos. Os oftalmologistas recomendam o consumo diário de peixes e frutos do mar, pois eles são ricos em ômega 3 e vitaminas A, B, D e E, que ajudam a distribuir o oxigênio para todo o corpo, inclusive para os olhos, e previnem o envelhecimento precoce.

Fonte: com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Posts Relacionados

Inscreva-se