Réveillon: como entrar sem excessos no novo ano

Aproveite a última festa de 2018, o réveillon, sem perder o equilíbrio!

 

Vida sem excesso sempre, né?

Você passou o ano inteiro cuidando da sua saúde e buscando uma vida equilibrada. Não vai chutar balde logo agora, né? Ou talvez não tenha sido um exemplo de moderação em 2018, mas planeja uma rotina sem excessos em 2019 e aí não dá pra pisar na jaca logo no primeiro dia do ano, certo? Com poucos cuidados, você pode curtir uma boa festa de réveillon sem a ressaca dos excessos logo em 1º de janeiro.

Claro que serão muitos os motivos para brindes e não há problema nisso. O importante, nesse caso, é não exagerar nas doses e intercalá-las com água para não se desidratar. Já falamos aqui sobre o risco de exageros nessa área, que podem te levar até a esquecer como entrou em 2019, e isso ninguém quer, né?

Outro cuidado importante está relacionado ao cardápio dessas festas, que costumam ser cheio de açúcares e gorduras. Ingredientes que, em grande quantidade, podem sobrecarregar fígado, pâncreas e estômago. Assim, a primeira dica é já se preparar para isso ao longo do dia. Como? Mantendo uma dieta equilibrada, com muitas frutas e verduras – esses alimentos ajudam a eliminar toxinas e excessos prejudiciais ao organismo e melhoram a digestão.

Essa estratégia não só vai fortalecer seu organismo e ajudar no funcionamento intestinal como vai impedir que você chegue à festa com muita fome e exagere no tamanho dos pratos. Então, manter esse equilíbrio da dieta ao longo do dia implica em não pular a última refeição antes de sair de casa, ok? É claro que, mesmo assim, você vai sentir vontade de comer todas as gostosuras da festa, mas não há problema se você experimentar um pouco de tudo ao invés de exagerar em todos as opções disponíveis.

Durante a festa

Já na festa, aproveite uma das vantagens que quase todas as ceias oferecem: frutas. Lembre-se: além de ótimos enfeites para as mesas, elas são deliciosas e vão te ajudar a não se exceder demais com comidas menos saudáveis. Outros aliados que costumam fazer parte das mesas de fim de ano são as nozes e as castanhas, que possuem gorduras boas para o coração. Mas lembre-se: nesse caso é melhor não exagerar, porque esses alimentos são saudáveis, porém altamente calóricos.

Quem tem problemas cardiovasculares deve ter atenção redobrada com as gorduras e açúcares, uma vez que o abuso é especialmente perigoso para esse grupo. Se esse é seu caso: use e abuse da dica sobre as frutas, castanhas e nozes! No caso de pessoas cardíacas, o ideal é também trocar o pernil por outra carne, como o lombo, que é mais magra.

As substituições, aliás, podem ajudar a todos. Se é você que vai preparar parte da ceia – ou ela completa – quem sabe não tenta receitas mais saudáveis? As tradicionais rabanadas, por exemplo, podem ser feitas com leite desnatado no lugar do integral e assadas no forno, evitando, assim, o óleo da fritura. O bacon da farofa, por sua vez, pode virar banana – afinal, você já terá carnes em outros pratos, certo?

Tem mais alguma dica para se divertir no réveillon sem pisar na jaca logo no primeiro dia do ano? Compartilhe com a gente.

Fonte: blog do Ministério da Saúde e Revista Saúde!

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