Rotina leve e sem excesso: sim, isso é possível!

Anda se sentindo muito sobrecarregado? Tire um tempinho e leia as dicas para levar uma rotina mais leve da escritora norte-americana Brigid Schulte

Seis da manhã, o despertador anuncia mais um dia que promete ser cheio. Correria para tomar banho, comer alguma coisa e voar para o trabalho, se o trânsito permitir. Expediente encerrado, mas a academia ficou para amanhã, pois é preciso chegar logo em casa e dar um gás naquela matéria pendente. Se encaixa nesse perfil? Se sim, tire agora um tempinho, respire fundo, e leia as dicas para uma rotina sem excesso da escritora norte-americana Brigid Schulte, autora do best seller “Sobrecarregado: como trabalhar, amar e se divertir quando ninguém tem tempo?”

Considerada uma das escritoras mais célebres dos últimos tempos, ela garante que tirar um tempinho do dia para se dedicar a momentos agradáveis (pode ser um texto, livro, filme, bate-papo com os amigos etc), é uma maneira de estimular mais pensamentos e lembranças prazerosas. Manter esse hábito, segundo Schulte, ajuda o cérebro a valorizar as situações positivas, já que   ele tende a armazenar mais pensamentos negativos por uma questão de sobrevivência – normalmente os erros trazem ensinamentos que nos ajudam a viver por mais tempo e isso fica armazenado no cérebro.

Quer encarar a sua rotina de um jeito mais leve e sem excesso? Confira as dicas de Brigid Schulte.

O que te diverte e reenergiza? Pense nisso

É importante saber de forma clara o que te dá prazer e felicidade e também o que suga a sua energia. Para chegar às respostas, é importante tirar um tempo só para você e fazer uma espécie de “julgamento interior”, ouvindo a si mesmo. Para isso, desligue o celular, fique longe do computador e esteja 100% presente nesse momento.

Aceite suas imperfeições e pense positivo

Tem certas características da personalidade que dificilmente são alteradas, isso é comum na vida de todos, nunca espere a perfeição. Foque no que você pode mudar e valorize suas qualidades.

Não é preciso estar disponível o tempo todo

Responder um e-mail às 23 horas não quer dizer que você trabalha melhor, é mais ou menos dedicado. A busca pelo equilíbrio te faz produzir com muito mais qualidade que uma rotina exaustiva.

A cabeça tá cheia e não consegue se concentrar? Invista em atenção plena

Existem várias ferramentas que estimulam a concentração e, logo, uma rotina mais saudável pautada pela valorização do seu tempo. A técnica mindfulness (parecido com a meditação) tem sido muito usada para ajudar a organizar uma rotina mais saudável.

Estar sempre ocupado te faz bem? Repense essa postura.

Manter-se ocupado para não pensar nos problemas não é a melhor alternativa. Pare, reflita e encare de frente as situações que te incomodam, buscando a mudança para resolver os impasses.

 Você não é de ferro. Descanse!

Definitivamente, humanos não são máquinas. Várias pesquisas demonstram que quanto mais descansados e bem humorados, maior é a criatividade e capacidade de resolver impasses.

Fonte: com informações do livro “Sobrecarregado: como trabalhar, amar e se divertir quando ninguém tem tempo?”  e da revista Galileu.

 

Posts Relacionados

Inscreva-se