Que excessos evitar para prevenir o câncer de próstata?

Como parte das mobilizações do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre câncer de próstata, o Sem Excesso listou algumas dicas para a saúde masculina.

Monumentos e prédios públicos iluminados de azul, material sobre a saúde masculina distribuída em escolas e ruas, rodas de conversa e campanhas de prevenção. Desde o início de novembro, essas ações podem ser vistas em muitas cidades do Brasil em consequência do Novembro Azul, campanha que reúne várias instituições, públicas e privadas, na conscientização sobre os cuidados que os homens devem ter com sua saúde. O principal alvo da campanha é a prevenção do câncer de próstata – é por isso que contamos agora quais excessos precisam ser evitados para reduzir as chances de desenvolver a doença.

Parte do sistema reprodutor masculino, a próstata é uma glândula que produz e armazena fluido seminal. O câncer que pode se desenvolver nessa área é mais comum entre homens acima de 50 anos, mas estudos indicam que são os hábitos de uma vida inteira que podem ajudar a prevenir seu aparecimento. Quer saber como? Aqui estão as nossas dicas?

#1 – Gorduras: não exagere. Uma alimentação equilibrada é a chave para uma vida saudável e não poderia ser diferente na prevenção do câncer de próstata. As gorduras saturadas, ou seja, aquelas de origem animal, deixaram de ser consideradas vilãs pelos médicos há algum tempo, mas seu excesso continua sendo considerado prejudicial. Muitos estudos associam o alto consumo desse tipo de gordura com o câncer de próstata, então, mantenha sempre a moderação.

#2 – Não exagere nas bebidas alcoólicas. Siga as recomendações de consumo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cultivar o hábito de beber com moderação é extremamente importante para manter a saúde do corpo.

#3 – Balança: mantenha um peso compatível com a sua altura. O Índice de Massa Corporal é um dos indicadores que deve ser acompanhado para se manter saudável. A medida leva em consideração peso e altura e tem faixas consideradas saudáveis. Mantenha-se nessas faixas e fique longe de problemas sérios. Excesso de peso não é um problema estético, é um risco para saúde.

#4 – Acompanhe: faça exames regularmente. É recomendado que homens acima dos 40 anos façam exames preventivos. Lembre-se de que o câncer de próstata tem cura e que suas chances de vencer a doença são maiores se você a descobrir em sua fase inicial. Enfrente os tabus e cuide-se.

#5 – Herança: conheça o histórico familiar. Existem fatores genéticos que podem levar ao desenvolvimento da doença, então procure saber se alguém da sua família já apresentou quadros de câncer de próstata. Se a resposta for sim, diga isso ao seu médico e peça ajuda para acompanhar sua saúde.

Você tem outras dicas para prevenir o câncer de próstata? Quer dar dicas para evitar outras doenças masculinas? Fale com a gente.

Fontes: Com informações do Hospital de Câncer de Barretos e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)

Posts Relacionados

Inscreva-se