Sem excessos para o intestino funcionar bem

Nós te contamos como mudar alguns hábitos pode acabar com desconfortos ligados à prisão de ventre e gases. E isso vai melhorar até o seu humor!

 Não gosta de ir ao banheiro fora de casa? Tem vergonha? Medo de alguma infecção nos sanitários públicos? Ou só não quer parar o que está fazendo por alguns minutos? Seja qual for seu motivo, é melhor começar a mudar seus hábitos. O intestino é um órgão fundamental não apenas para a boa digestão, mas até para o seu humor. E costumes como o de evitar ir ao banheiro ao longo de um dia podem prejudicar muito o seu funcionamento. Mas não se preocupe, nós te contamos os excessos que você precisa evitar para ficar bem com o intestino!

Primeiro, é preciso estabelecer o seguinte: não é normal ir ao banheiro apenas uma ou duas vezes por semana. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologistas, o recomendado é ir pelo menos uma vez por dia. As dificuldades para manter essa rotina são, como indicam as pesquisas, maiores para as mulheres. Estudo realizado pela entidade com mais de 3 mil mulheres indica que 66% sentem algum tipo de desconforto no intestino. As reclamações mais comuns seriam, segundo o trabalho, gases e prisão de ventre.

E porque isso é um problema? Porque além de prejudicar a absorção de nutrientes, um intestino que não funciona bem prejudica, por exemplo, o sistema imunológico. O bom funcionamento das defesas do organismo está diretamente relacionado ao órgão. Ele também está ligado à produção de hormônios como a serotonina, principal responsável pelos níveis de satisfação de todos nós. Ou seja, é preciso garantir que esteja tudo em ordem com o intestino para melhorar o humor. Como? Bom, vamos lá:

Evite comidas processadas em excesso

Tudo bem comer um hambúrguer de vez em quando ou ter aquela pizza congelada em casa para dias de preguiça. Caso você faça isso, certamente vai faltar fibra no seu dia a dia. Responsáveis por estimular a contração do intestino, as fibras aceleram a digestão e evitam que as fezes fiquem muito secas. Assim, você reduz as chances de ter prisão de ventre.

Nenhum exagero no cardápio é bem-vindo

Probióticos são ótimos, mas se você comer mais do que o necessário vai acabar com o intestino solto! Amido é excelente, a batata-doce é o alimento queridinho do momento. Se você exagerar, porém, pode acabar com muitos gases. Ok, mas pelo menos um excesso eu não cometo: minha dieta é livre de gorduras. Sentimos te informar que também não é bom: a gordura é importante para ajudar na absorção de algumas vitaminas. Ou seja: equilíbrio é a lei.

Levante-se e alongue-se

Já parou para pensar o quanto a região do abdômen onde está o intestino fica comprimido quando você está sentado? Então, evite passar longas horas ininterruptas nessa posição. Está no trabalho? Levante-se e vá buscar um copo de água. Muito tempo no trânsito? Estique-se assim que parar o carro. Seu lazer é só sofá e televisão? Trate de encontrar uma atividade física que te dê prazer e a pratique pelo menos três vezes por semana.

Água, muita água

Essa talvez seja a única coisa que você pode fazer muito: beber água. Muita água, o dia inteiro. Hidrate-se. O mínimo é dois litros por dia, mas não há máximo.

Se você seguir todas as dicas e, ainda assim, sentir desconfortos no intestino, procure um médico e jamais tome remédios sem a orientação de um profissional.

E você? Tem alguma dica para manter o intestino saudável? Compartilhe com a gente!

Fontes: com informações do Portal UOL, Revista Boa Forma e  Federação Brasileira de Gastroenterologistas

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