#SemanaNacionaldoTrânsito pelo Brasil

Celular ao volante? De jeito nenhum. Combater esse e outros hábitos que representam risco para motoristas e pedestres é o objetivo da Semana Nacional do Trânsito. Conheça as campanhas mais legais realizadas este ano.

Não é exagero dizer que nossa vida é dividida entre antes e depois do smartphone. Tudo mudou com as maravilhas da praticidade, da informação e da interação que esse aparelhinho nos trouxe, o que explica as centenas de vezes que o acessamos diariamente (para ser mais específico, entre 80 e 110 vezes por dia, segundo estudos da Universidade da Califórnia Irvine). Como a pesquisa indica, grande parte das pessoas não deixa o celular de lado quase em momento algum, nem durante tarefas que exigem concentração total, como dirigir.

Atento a essa realidade, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer conscientizar os motoristas sobre os perigos de usar o celular ao volante. Por meio de parcerias com governos dos estados, a entidade realiza em todo país, entre 18 e 25 de setembro, a #SemanaNacionaldoTrânsito com ações que variam entre blitz educativa em ruas de grande movimento, palestras, cursos, apresentações e intervenções lúdicas. Conheça algumas das campanhas mais legais realizadas este ano:

#HomemCelular em São Paulo. Atores fantasiados de “homem celular” vão interagir com motoristas em pontos importantes da cidade, como vias e cruzamentos de grande circulação. A ideia é convencer os motoristas que não abrem mão do celular a usarem o transporte público ao invés de dirigirem.

#CondutoresdoAmanhã em Pernambuco. Com foco em adolescentes e jovens, a campanha pernambucana vai distribuir a revista “Educação para o trânsito não tem idade”, assinada por Maurício de Souza. A publicação aborda os riscos do uso de celulares e gadgets ao dirigir e cobra também a atenção dos pedestres, além de chamar a atenção para o uso de proteção individual em motos e bicicletas.

#TransitolândiaItinerante em Minas Gerais. Apresentações artísticas, blitz educativa, workshops e atividades lúdicas como a Transitolândia Itinerante, vão ocorrer em praças e vias de grande movimento de cidades mineiras. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre a atenção no trânsito e os cuidados para a segurança pessoal e com aqueles que circulam nas vias.

#JovemNoTrânsito em Santa Catarina. Os motoristas recém-habilitados também são o foco das campanhas catarinenses. Serão realizadas blitzes educativas em avenidas de grande circulação de diversas cidades do estado e ações educativas em escolas públicas vão chamar atenção para os cuidados fundamentais ao volante, incluindo os riscos de usar celular.

O que você tem feito de bom por um trânsito melhor? em Alagoas. Conscientizar os alagoanos para a importância das próprias ações no trânsito é o intuito dessa campanha. Atividades educativas em vias de grande circulação, palestras e propagandas nas TVs, rádios e jornais fazem parte da ação voltada a motoristas e pedestres.

Quer conhecer outras campanhas realizadas em 2017? Acesse denatran.gov.br

A sua cidade também vai realizar uma ação bacana para a Semana Nacional do Trânsito? Compartilhe com a gente!

Fonte: com informações do Denatran e portais de dos governos de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas e Santa Catarina.

Posts Relacionados

Inscreva-se