Suor sem excesso no verão

Para manter as atividades físicas na rotina durante a estação mais quente do ano, é preciso cuidado redobrado. Confira as nossas dicas.

Você se exercitou o ano inteiro para chegar ao verão com saúde e ter disposição para aproveitar as férias, o sol e os passeios, certo? Ótimo, porém, não é porque chegou a estação das festas e da agitação que você vai se descuidar e perder todos os bons resultados que conseguiu com tanto suor, né? É importante manter uma rotina de atividades físicas mesmo com as altas temperaturas. Mas, nesse período do ano, é preciso ter cuidados redobrados para evitar excessos que podem trazer prejuízos ao seu organismo.

Os principais riscos estão relacionados à desidratação e ao aquecimento exagerado do corpo. A prática de exercícios físicos sem os devidos cuidados no calor pode aumentar, por esses motivos, os riscos de desmaios, dores de cabeça e quedas de pressão. Quer manter a saúde em dia sem passar por esses problemas no verão? Confira as nossas dicas.

1- Planeje-se

Uma boa dica para essa época é dar preferência para atividades ao ar livre. É claro que aquelas feitas na água, como natação e hidroginástica, são as mais atrativas, mas caminhadas e pedaladas também são bem-vindas. Aqui, a questão é não só aproveitar os belos dias de sol, mas também garantir que seu corpo receba o vento, por exemplo.

2- Cuide-se

Se for se exercitar ao ar livre, evite os horários mais perigosos do sol, entre 10h e 16h, e use protetor solar. Se preferir treinar em academias ou outros locais fechados, procure áreas com alguma circulação de ar ou com sistema de ar-condicionado.

3- Vista-se

Não só bonés ou chapéus são bem-vindos, como a roupa inteira precisa estar adequada. Use camisas de tecidos leves que permitem que você transpire. O suor é a forma como o seu corpo regula a temperatura. Se você impedir que seu organismo busque, por meio do suor, algum resfriamento, a temperatura do corpo vai subir e isso pode resultar em desmaios e vômitos. Na melhor das hipóteses, sua força muscular será prejudicada.

4- Hidrate-se

Mais do que nunca, beba muita água. Antes, durante e depois dos treinos. Como dito acima, no calor você transpira mais. Se não se hidratar adequadamente, sua circulação sanguínea ficará prejudicada e todas as funções do seu corpo podem ser afetadas. Portanto, não exagere no tempo de treinamento ininterrupto: pare e beba água ao longo da atividade.

5- Alimente-se

É comum sentirmos menos fome no verão, mas não se engane: é preciso manter uma alimentação saudável e isso significa não ficar muito tempo em jejum. Prefira frutas e verduras e evite excessos com gorduras e proteínas, que demandam muita energia para a digestão.

6- Alongue-se

Outra falsa impressão que o calor oferece é a de que não é necessário se alongar. Para se exercitar de forma segura e eficiente, com menos riscos de lesões e cãibras, é essencial fazer o alongamento antes de qualquer atividade física em qualquer época do ano.

Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente!

Fontes: com informações do Conselho Federal de Educação Física (Confef), da Revista Saúde! e do Portal R7.

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