Tédio no trabalho: como combatê-lo

Em excesso, o desinteresse e até o tédio no emprego pode prejudicar sua vida profissional e até te trazer problemas na vida pessoal. Veja dicas para não cair nessa armadilha

Provavelmente, alguns anos separam você da entrevista que fez para ocupar o cargo em que está hoje. Ou talvez você ainda seja um novato, mas está decepcionado com a empresa em que entrou. Tédio passou a ser um adjetivo muito usado para você definir a sua rotina. Esse sentimento pode ser considerado normal de vez em quando, mas, em excesso, ele pode atrapalhar sua produtividade. E, em um ciclo vicioso, pode atrapalhar até a sua vida pessoal. Mas, como evitar sentir esse desinteresse pelo trabalho?

Identifique o problema

Em primeiro lugar, é preciso entender o que te deixa entediado. É o excesso de trabalho com o qual você não sabe lidar? Se sim, que tal fazer um cronograma diário com tudo o que precisa fazer, ordenado por grau de prioridade e prazos de entrega? Assim, você saberá por onde começar e terá argumentos para negociar prazos e divisões de tarefas com os colegas nas próximas demandas.

O seu problema é o contrário, escassez de tarefas? Você fica boa parte do dia olhando para o computador sem ter o que fazer? Então, aproveite esse tempo para entender melhor o que os seus colegas fazem ao longo do dia e quais são as demandas da empresa em que trabalha. A partir daí, você pode tanto se oferecer para ajudar quem trabalha ao seu lado quanto pode fazer sugestões de práticas para atingir as metas da empresa.

Melhore o uso do seu tempo

É inevitável: todo emprego tem partes mais interessantes que outras. Uma boa dica para não se entediar é listar quais são as tarefas que te motivam e as que considera chatas. Depois disso, planeje seu dia de forma a não concentrar todas as atividades entediantes no mesmo horário.

Se conheça

Identifique quais são seus horários mais produtivos no dia. Tente, então, flexibilizar suas horas de trabalho a partir disso. É mais fácil se sentir motivado e esse é um bom argumento para apresentar a demanda ao seu chefe. Pode começar aos poucos, trocando o horário uma vez por semana, por exemplo. O seu emprego não permite essa alteração? Então tente deixar as tarefas mais chatas para esses horários: sua energia em alta ajudará você a não cair no tédio.

Faça a sua oportunidade

Não gosta da atividade que desempenha? Sugira outras tarefas que te deixarão mais motivado e ajudarão a empresa. Proponha ações, busque soluções para os problemas identificados. Na hora de apresentar a ideia, tenha tudo estruturado, com planejamento completo. Mesmo que o projeto não seja aceito, seu chefe saberá do seu interesse e te manterá em mente quando algo novo surgir.

Não perca o foco

Não adianta tentar esconder o problema de si mesmo. Muitas pessoas acabam exagerando nas bebidas alcoólicas, por exemplo, na tentativa de compensar os problemas no trabalho. Além de não diminuir seu tédio no emprego, esse caminho ainda prejudica sua saúde. Lembre-se: bebidas alcoólicas só se for sem excesso.

Posts Relacionados

Inscreva-se