Quais excessos evitar para não ter transtornos de ansiedade?

O Brasil é, segundo a OMS, o país com mais casos de transtorno de ansiedade no mundo. Te damos as dicas para não fazer parte dessa estatística.

 As contas para pagar aumentaram e o salário não. Muito trabalho a fazer e um trânsito horrível te impedindo de começar. Um dia cheio de tarefas e uma dor insuportável no pescoço. A rotina pode ser estressante, mas alguns cuidados ajudam a controlar a ansiedade e a viver melhor. Nós, brasileiros, precisamos aprender esses hábitos já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país com mais casos diagnosticados de transtorno de ansiedade do mundo. Siga as nossas dicas para não fazer parte dessa estatística: evitar o excesso de tarefas ao mesmo tempo é uma das recomendações.

É claro que se sentir ansioso antes de uma entrevista de emprego ou do resultado de uma prova importante é normal. Mas sentir isso constantemente, sem a proximidade de nenhum momento decisivo, pode ser um sinal de alerta. Se você é visto como alguém de estopim curto ou se sua cobrança sobre você é excessiva e se sente sempre pressionado, talvez seja a hora de começar a mudar algumas coisas em sua rotina ou até procurar ajuda especializada. Fizemos uma lista para te ajudar nesse caminho.

#1 Agenda

Priorize e se planeje. Não aceite trabalhos com prazos que não sejam factíveis e não deixe de planejar para que as tarefas não se acumulem na última hora. A cada dia, organize seus compromissos e reserve o tempo necessário para eles. Seja realista com as horas que cada tarefa vai demandar e não esqueça de deixar um tempo reservado para imprevistos. Importante: lazer deve fazer parte da sua agenda. Descansar, ler um livro, fazer uma atividade física, ouvir uma música que gosta. Essas coisas não são opcionais e precisam fazer parte da sua rotina para que você se mantenha saudável.

#2 Foco

Você já separou tempo para tudo no seu dia, então mantenha-se focado em uma atividade por vez. Nada de acumular excesso de tarefas simultâneas. Esteja 100% no que está fazendo no momento: inclusive (e principalmente) no seu lazer.

# 3 Relaxamento

Com tantas tarefas, às vezes nossa musculatura se contrai e, sem percebermos, nossa postura vai piorando e logo chegam as dores. Pare o que está fazendo pelo menos duas vezes ao dia e faça movimentos giratórios com o pescoço e os ombros, que são as partes do corpo mais suscetíveis a sentirem o peso da sua rotina exacerbada.

#4 Trânsito

Se você não tem a opção de fugir do trânsito pesado, então relaxe. Escute uma música no carro, leia um livro no ônibus, observe as pessoas pela janela, converse com alguém ao seu lado. Só não se estresse porque não vai adiantar e, quando você finalmente chegar ao seu destino, já vai estar cansado para começar a trabalhar.

E se, mesmo seguindo essas dicas, você continuar com problemas, não sinta vergonha de procurar ajuda de um médico.

Fonte: Com informações do Portal do Drauzio Varella, do The Huffington Post e do Portal Uol.

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