Aproveite o verão para ter uma alimentação saudável

Se ainda não conseguiu cumprir a meta da alimentação saudável, não precisa chutar o balde até o fim do ano. Te mostramos que dá tempo de iniciar uma dieta equilibrada e o verão pode ser um ótimo aliado para fechar 2018 com chave de ouro.

Oficialmente, o verão ainda não chegou. Apesar disso, na maior parte do país, o calor já está levando muita gente a usar roupas mais leves e a frequentar piscinas e praias. Aproveite você também e não se preocupe se tem uma gordurinha a mais. Apenas se aceite e curta o momento. Agora, se a questão é saúde, aí é bom se cuidar. A boa notícia é que se você prometeu ter uma alimentação saudável este ano e até agora não cumpriu, ainda dá tempo! E nos períodos mais quentes do ano é até mais fácil fazer isso!

Nessa época em que pratos frios são tão bem-vindos, aproveite para aumentar a quantidade de verduras nas refeições. A dica é ter pelo menos três cores na sua salada. Também aproveite as frutas. Várias iguarias dos nossos trópicos estão em seu período de colheita agora, então você vai achar opções como mamão e banana nanica frescos e com ótimos preços. Escolha o que mais goste e invista em sucos para se refrescar ao longo do dia. Um bom exemplo são as receitas eat clean, repletas de vegetais. Mostramos nesta matéria como fazer para balancear os pratos com seu dia a dia.

Cuidado, porém, com a qualidade dos alimentos. Se eles forem mal armazenados podem estragar muito rapidamente com as temperaturas altas e, se ingeridos crus, vão te trazer desconforto. Então guarde tudo em lugar bem refrigerado quando estiver em casa. Na rua, procure observar a higiene do lugar em que vai comer e evite as ofertas de pratos que estão expostos ao calor por muito tempo – especialmente aqueles vendidos sob o sol nas areias das praias.

Se o objetivo é comer de forma mais saudável, é claro que você vai evitar os excessos de salgadinhos e guloseimas sempre tão disponíveis nesses espaços, né? Mas caso queira se deliciar com alguma coisa de vez em quando, faça isso com moderação e observe a data de vencimento de tudo que comprar. Não deixe, porém, que essas escapadas atrapalhem suas refeições principais – e não deixe de fazer pelo menos quatro delas ao longo do dia.

Está na hora da diversão? Quem sabe não pensar em bebidas que incluem frutas? A internet está cheia de boas receitas, você pode testá-las e eleger os que mais gosta. Só não vale exagerar, né? Lembre-se, bebidas alcoólicas só sem excesso – e essa regra é ainda mais importante no verão, já que elas aceleram a desidratação que o calor já favorece.

Aliás, lembre-se de se hidratar. A perda de água é maior no calor e é importante para o bom funcionamento do organismo beber muito líquido. Água de coco pode ser também uma boa escolha. Quer algo ainda mais refrescante? Quem sabe não testa fazer em casa picolés com sucos de frutas? É gostoso, gelado e aplaca o calor! Se não for possível e você não quiser abrir mão dos picolés industrializados, prefira os com sabores naturais.

Aproveite a oportunidade para também comer peixes e outros frutos do mar, que são ótimos para contribuir para uma alimentação saudável. Além de serem mais leve do que carnes vermelhas ou frango, tem uma dose extra de nutrientes. Possui, por exemplo, ômega 3, importante para a saúde do coração. Prefira aqueles preparados grelhados ou ensopados aos fritos. O calor é um ótimo momento para melhorar esses hábitos, já que dietas pesadas acabam sendo incômodas porque o corpo demora mais a digerir os alimentos quando o clima está muito quente. Então aproveite!

E você? Tem dicas para desfrutar do calor para melhorar a alimentação? Compartilhe com a gente!

Fontes: com informações do Conselho Federal de Nutrição e da Secretaria Estadual de de São Paulo.

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