Mitos e verdades sobre os cuidados no verão

Cenoura ajuda a bronzear? É proibido nadar depois das refeições? Veja se essas e outras afirmações são verdadeiras e prepare-se para curtir o verão sem excessos.

De férias ou não, o verão muda a rotina de muita gente. Alimentação, sono, programação de fim de semana: tudo acaba transformado pelo calor da estação que atinge seu auge no Brasil entre dezembro e janeiro. Quando se trata de saúde, não é diferente. É preciso alterar um pouco a rotina para se adaptar ao sol. Mas cuidado para não cair em armadilhas, já que quando se trata de cuidados no verão, muitos mitos por aí acabam passando por verdades. Nós desvendamos para você alguns dos mais comuns e te ajudamos a ficar longe dos excessos nesse período. Confira:

No verão, todos se alimentam melhor: MITO

Se alimentar de forma mais saudável é uma questão de hábito e não uma disposição natural ligada a uma estação do ano. Por outro lado, durante os dias de calor, há uma tendência de se comer menos, ou de ingerir alimentos mais leves porque o corpo não precisa de energia para se esquentar. Assim, que tal aproveitar para se educar? Troque um picolé por um suco natural, por exemplo, e já estará usando o verão a seu favor.

É preciso evitar fazer exercícios físicos ao ar livre: MITO

Você é daqueles que gostam de curtir os dias de céu azul para se exercitar? Então não se preocupe, não vai precisar abrir mão do hábito, é só tomar cuidado com os excessos. Primeiro, não exagere na exposição ao sol: lembre-se de proteger a pele, tanto com o uso de filtro solar quanto com barreiras físicas como bonés. E segundo, não confunda suor excessivo com bom desempenho. No calor, a perda de água durante atividades físicas é mais intensa e é comum que o corpo perca também grandes quantidades de sais minerais. Então, hidrate-se e saiba que às vezes, além de água, será preciso tomar bebidas esportivas, que ajudam a repor esses sais.

É mais difícil dormir no verão: VERDADE

No frio, você pode se cobrir e ajudar o organismo a manter uma temperatura mais agradável, mas no calor é mais difícil regular a temperatura corporal. Assim, muita gente tem dificuldade de pegar no sono nos dias mais quentes. Tente comer alimentos frios antes de se deitar e procure um cômodo da casa que não teve incidência direta de sol no fim da tarde e, assim, possivelmente não está tão quente.

As bebidas alcoólicas são absorvidas mais rapidamente no calor: MITO

O que acontece é que nos dias mais quentes, o corpo já tem dificuldades em se manter hidratado e as bebidas alcoólicas também causam esse efeito. Assim, os exageros nas doses são sentidos mais rapidamente. A dica é a de sempre: evite os excessos, mantenha-se nos limites recomendados e intercale as doses com copos de água.

Cenoura ajuda a manter um bronzeado bonito: VERDADE

Ricas em betacarotenos, as cenouras ajudam a conquistar e a manter um bronzeado bonito. Sua absorção é imediata após a ingestão, mas para obter bons resultados na cor da pele, o ideal é incluir o alimento no cardápio todos os dias durante a estação.

Filtro solar impede o bronzeamento: MITO

Não caia nessa armadilha. O uso de filtro solar é essencial para manter a saúde durante o verão e o ideal é espalhar o creme por todo o corpo meia hora antes de sair de casa. Se está a caminho da praia ou da piscina e quer se bronzear, a dica é escolher bem seu produto. O número do FPS diz respeito à proteção contra os raios nocivos ultravioletas. Mas há um outro número, que normalmente não está em destaque nas embalagens, que se chama PPD: para você se bronzear, esse deve ser de pelo menos um terço do valor do FPS porque ele diz respeito ao fator de proteção do pigmento da pele.

Não se deve nadar depois de comer: VERDADE

A digestão exige que o organismo envie muito sangue para garantir o processamento dos alimentos. Assim, não sobra muita energia para outras atividades. Se você resolver nadar, por exemplo, pode redirecionar o fluxo sanguíneo para ajudar nos exercícios físicos e a digestão ficará prejudicada. Assim, prefira relaxar um pouco depois de comer, especialmente se a refeição for feita com alimentos pesados, como carnes.

Limão pode manchar a pele: VERDADE

As queimaduras causadas pela exposição da pele com limão ao sol podem ser até de terceiro grau e atrapalharem o resto do seu verão, então cuidado! Depois de beber um suco ou temperar um peixe com a fruta, lave bem as mãos e a região da boca. Use sabonete e esfregue bem todas as áreas da pele que tiveram contato com o ingrediente.

Se seguir essas dicas, você aumenta as chances de curtir o melhor do verão sem prejudicar sua saúde. Divirta-se!

E você? Já acreditou em algum desses mitos? Ou teria outras dicas para um verão mais saudável? Compartilhe com a gente.

Fontes: com informações do Portal Uol, do jornal El Pais e da revista Go Outside.

E já que estamos falando de verão, clique na imagem abaixo e confira o vídeo que fizemos!

verão

Posts Relacionados

Inscreva-se