Verão sem excessos

Conheça as recomendações específicas para manter a rotina equilibrada no verão deste ano.

A estação mais quente do ano convida a festas e encontros ao ar livre. No meio dessas reuniões entre amigos, muita comida e bebida – tantas vezes em excesso. De acordo com a nutricionista Paula Zauli, porém, é preciso redobrar a atenção para manter uma rotina equilibrada no verão não apenas pela profusão de eventos sociais. Ela faz um alerta para as reações do organismo ao calor, que podem aumentar os riscos dos hábitos alimentares desregrados.

O primeiro cuidado a ser observado é com a hidratação. “Com o calor em excesso, o organismo, para equilibrar a temperatura, perde mais água e sais minerais através do suor”, explica a Zauli. Assim, a recomendação é de que adolescentes e adultos consumam, em média, 2 litros diários de água, enquanto para crianças seria suficiente um litro. Durante o consumo de bebidas alcoólicas, o cuidado deve ser redobrado e é necessário aumentar a quantidade de água consumida.

A bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina, hormônio diurético, que é essencial para garantir a manutenção da quantidade de água no corpo e evitar a desidratação. “Mais de 60% do organismo é composto por água e a perda de apenas 2% já leva a alterações como a fadiga, falta de atenção e de memória”, afirma Paula Zauli. Por isso, os cuidados devem ser ainda maiores. Consumir mais água e moderar na ingestão de bebidas alcoólicas é a dica da nutricionista.

Paula Zauli explica, ainda, que o calor altera o chamado metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias necessária para realizar todas as atividades diárias e manter todos os órgãos em funcionamento durante o período de sono, quando se está de jejum. “Gastamos menos calorias no verão, então as refeições devem ser mais leves, com frutas, verduras, sucos, carnes magras e menos alimentos gordurosos”, recomenda a nutricionista

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