Vida mais saudável sem excesso

Equilíbrio é sinônimo de saúde e nós listamos os hábitos que podem te ajudar a reduzir os riscos de desenvolver doenças.

Uma vida saudável inclui uma série de hábitos a serem levados por toda a vida. Como sempre falamos aqui no Sem Excesso, não são necessários radicalismos, mas é sempre importante observar seu cotidiano para não cometer exageros ou não relaxar demais e se esquecer de compromissos com você e com o seu corpo. Esse tipo de vigilância diária é essencial, por exemplo, para reduzir as chances de se desenvolver uma doença que ninguém quer por perto: o câncer. Veja as nossas dicas e entenda como o equilíbrio em todas as suas atividades pode ajudar.

Em primeiro lugar, é preciso entender que quando falamos “câncer” não estamos nos referindo a uma doença, mas a pelo menos 100 (há mais de uma centena de tipos de câncer já conhecidos). Cada um deles se desenvolve de uma forma e se liga a fatores de riscos diferentes. Mas uma coisa todos têm em comum: preveni-los depende de vários hábitos saudáveis. Alguns deles contam com riscos genéticos, mas essa herança também não é decisiva. Em geral, as doenças cancerígenas se desenvolvem a partir de uma sinergia de vários fatores genéticos, sociais e ambientais.

Assim, com um dia a dia saudável, é possível reduzir as chances de precisar enfrentar a doença em todas as suas variações. Como? Siga nossas dicas.

* Moderação com as bebidas alcoólicas

Alguns estudos indicam que o consumo de álcool quando ligado a outros hábitos de risco, pode contribuir para o desenvolvimento de certos tipos da doença. A regra é a mesma que para quase todas as mais de mil substâncias listadas pela IARC (Agência Internacional para pesquisas sobre Câncer), que inclui, por exemplo, radiação solar e muitos medicamentos: moderação.

Assim, é essencial nunca ultrapassar os limites indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não exagerar nas doses.

* Alimentação saudável

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores listados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Outros alimentos estão proibidos? Não, é só evitar os excessos, especialmente com alimentos processados industrialmente.

* Pratique atividades físicas

Uma vida saudável só e possível se você mantiver o corpo em movimento. Não tem tempo para academia? Sem problemas, é possível incluir as atividades físicas em seu dia a dia. Tente trocar o elevador pelas escadas, passear por um pouco mais de tempo com o cachorro, colocar suas músicas preferidas e dançar. Vale tudo, só não pode ficar parado.

* Cuidado com o sol

De novo, a regra não é correr do sol, mas sim saber aproveitar com moderação nosso clima quente. Prefira a exposição aos raios antes de 10h ou depois de 16h. E use protetor solar, além de bonés e camisas de mangas compridas em atividades longas sob o sol.

Tem mais dicas de vida saudável? Compartilhe com a gente!

Fontes: Com informações dos portais do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do International Institute for Responsable Drinking (IARD).

 

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